Mobilidade urbana da Capital terá projeto de entidades latino-americanas
Encerrou-se nesta quinta-feira, dia 9, missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Rede Latino-Americana de Mobilidade Urbana Sustentável (Simus) para avaliação da infraestrutura e processos logísticos com o objetivo de desenvolver um projeto piloto em logística urbana para a Capital. Desde segunda-feira, 6, os representantes das duas entidades estão realizando reuniões com os técnicos da prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), e ouvindo instituições privadas ligadas à área da logística para identificar os gargalos e potencialidades da cidade para o desenvolvimento de ações. Além dos encontros, foram realizadas visitas na região do Porto Seco, Centro e 4º Distrito.
“Ter o apoio de instituições como Simus e o CAF para a construção de projetos de mobilidade é muito importante. Essa troca de experiências irá nos auxiliar a dar um passo para a qualificação de uma área que estava no nosso radar, que é a da logística urbana”, destaca o secretário de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior.
A partir das informações colhidas durante a missão, a equipe da Simus, em parceria com a equipe da Smmu, irá montar um plano de ação com projetos prioritários a serem executados.“Identificamos nos locais que visitamos um grande potencial para o desenvolvimento de uma política pública de logística sustentável de carga em Porto Alegre. Agora nosso trabalho é montar um projeto com base nas informações técnicas e nas visitas de campo”, afirma Martha Lucía Gutiérrez, secretária geral da Rede-Latino Americana de Mobilidade Urbana Sustentável.
Acompanharam a equipe da rede Simus e da CAF, a diretora de Mobilidade Urbana, Carla Meinecke, o coordenador de Assuntos Estratégicos da Smmu, Marcos Feder, e a coordenadora de Inovação e Projetos, Fabiana Kruse.
Gilmar Martins