Porto Alegre participa de missão internacional na área da Mobilidade Urbana

13/11/2022 08:56
SMMU/Divulgação PMPA
MOBILIDADE URBANA
Secretário de Mobilidade conhece experiências desenvolvidas na Itália

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, integra desde a última quinta-feira,10, a missão internacional liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com o objetivo de realizar uma troca de experiências entre os países na área da mobilidade urbana. A viagem faz parte do projeto Acesso Cidades, iniciativa da FNP/Brasil com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália. 

O titular da pasta da mobilidade urbana, que representa o prefeito Sebastião Melo na missão, faz parte da delegação juntamente com prefeitos e secretários de mobilidade de cidades brasileiras. Durante as agendas na Itália, os gestores conheceram experiências das cidades de Roma, Genova e Turim. A partir de segunda-feira, 14, as autoridades farão uma troca de experiências na cidade de Barcelona. 

Foram apresentados pelas lideranças locais ações voltadas para o futuro da mobilidade e projetos estratégicos focados nas metas de ações climáticas e redução de emissões. A delegação também está conhecendo a situação atual da mobilidade urbana nessas cidades. 

"Está sendo uma experiência muito rica, pois podemos observar ações que já estamos desenvolvendo em Porto Alegre, como por exemplo, a inclusão das bicicletas elétricas no serviço de bike compartilhada e o nosso projeto de ter estações de bike próximas aos terminais para a realização do deslocamento da população com as bicicletas interligados com o transporte público”, comentou Castro Júnior, que aproveitou a ocasião para falar sobre o Programa Mais Transporte, lançado em abril em Porto Alegre, e que tem como foco qualificar o transporte coletivo com o desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazo.  

Durante as visitas à Itália, também chamou atenção o Sistema Mobilidade como Serviço, que está em teste com mil voluntários. No piloto estão testando um aplicativo único para usar no sistema de transporte, integrando metrô, bikes e scooters compartilhadas. 

“Este é um projeto que nos chamou bastante a atenção e o qual vamos levar para discutir com a equipe sobre a viabilidade de desenvolver um piloto em Porto Alegre, integrando, por exemplo, o serviço de bicicleta compartilhada com o sistema de transporte coletivo”, comenta. 

Além do aplicativo, a delegação da FNP conheceu o funcionamento do sistema de ônibus elétrico nas localidades visitadas. Em Gênova a frota possui 900 ônibus, sendo 170 elétricos. A missão na Europa segue até o próximo dia 18 de novembro.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes