Porto Alegre terá 100 estações de bikes compartilhadas

02/08/2022 09:37
Brayan Martins / PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Capital deverá passar de 410 para cerca de 1000 bicicletas disponíveis em diversos pontos

A prefeitura de Porto Alegre divulgou no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) desta segunda-feira, dia 1º, que a empresa M1 Transportes, atual operadora do sistema, foi credenciada para seguir oferecendo o serviço de bikes compartilhadas em Porto Alegre.

A empresa apresentou uma proposta de 100 estações, sendo que 91 estão liberadas para implantação e outras 9 passam por uma última análise dos locais para a liberação. No total, serão 1.000 novas bicicletas disponibilizadas no novo sistema.  

Além das bicicletas convencionais, serão ofertadas bikes elétricas e para crianças com ampliação para áreas como Ipanema, Tristeza, Bento Gonçalves, Parque Germânia, Shopping Iguatemi e 4º Distrito.

Os termos de credenciamento e permissão de uso serão assinados pelo período de 12 meses com possibilidade de renovação anual. A credenciada tem até 6 meses para instalar o quantitativo de estações previstas. 

Segundo dados disponibilizados pela Tembici, foram registradas entre janeiro e junho deste ano 488.789 viagens. “O uso da bicicleta na cidade tem aumentado, e nossa intenção com a ampliação de 410 para 1.000 bicicletas é oferecer ao porto-alegrense alternativas para que possa usar o modal”, destaca o secretário Adão de Castro Júnior. 

Além da M1 transportes, o Consórcio Mobilidade Compartilhada também demonstrou interesse na prestação do serviço. Entretanto, fez a opção de retirar a proposta neste momento e refazê-la em segunda chamada. "Um dos aspectos da nossa análise diz respeito à localização das estações. No processo de avaliação, solicitamos às empresas informações complementares e alguns ajustes em relação aos pontos, pois é natural que ocorra o interesse exatamente no mesmo local", diz o engenheiro João Paulo Cardoso Joaquim, da coordenação de Planejamento da SMMU. 

Segundo ele, "neste contexto, para evitar uma sobreposição, o consórcio Mobilidade Compartilhada optou por reavaliar os locais de seu interesse e isso acaba sendo positivo pois teremos uma melhor distribuição da oferta na cidade com a inclusão de novos pontos”. Joaquim destaca ainda que, tanto o consórcio quanto outras empresas que queiram oferecer o serviço ainda podem se inscrever. “O credenciamento segue disponível para quem quiser ofertar o serviço”, afirma. 

Os interessados poderão enviar eletronicamente a documentação para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, através do e-mail: licitacoes@portoalegre.rs.gov.br

“Adotamos o chamamento público por credenciamento para expandirmos a rede de prestadores de serviços, uma vez que não há competição, ficamos desobrigados quanto a restringir o número de contratados. De acordo com o edital, a administração pode estender o prazo para recebimento de propostas, ampliando ainda mais a relação de interessados no projeto”, ressalta o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes