Prefeitura dialoga com Sindicato da Hospedagem e Alimentação sobre transporte público

14/10/2022 09:29
Aline Rimolo/SMMU PMPA
MOBILIDADE URBANA
Programa Mais Transporte foi apresentado aos associados

A prefeitura apresentou nesta quinta-feira, 13, as ampliações no transporte coletivo promovidas pelo programa Mais Transporte aos associados do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (Sindha). A apresentação ocorreu na sede da entidade e reuniu dezenas de associados. 

“Viemos dialogar com esse setor de extrema importância para mostrar o que já implementamos nos horários noturnos e da madrugada e para ouvir as demandas e, a partir daí, analisar os pedidos e propor as melhorias que atendam ao público que trabalha nos hotéis e restaurantes à noite”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A apresentação aos associados foi feita pelo secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e o coordenador de Planejamento do Transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Diego Buss. Os gestores deram um panorama sobre o que já foi feito e o que ainda deve ser realizado para qualificar o transporte coletivo na Capital.

“Desde o começo do projeto, em abril deste ano, houve incremento de 2692 viagens, sendo 1.126 em dias úteis, 905 aos sábados e 661 aos domingos. Foram reativadas 24 linhas em dias úteis, 11 aos sábados e 14 aos domingos. Também estamos investindo na reforma de terminais e instalação de novos abrigos de ônibus, fruto de uma parceria com o setor privado, sem ônus para o município”, explica Ayres. 

Ampliações - Além dos horários de pico, foi priorizado o atendimento noturno, da madrugada e dos finais de semana. “Promovemos um incremento de 596 viagens noturnas desde o início do Programa Mais Transporte e 887 desde o início da gestão. O restabelecimento do serviço da madrugada foi feito atendendo aos principais eixos da cidade”, diz Buss. 

O aplicativo Cittamobi, ferramenta com dados em tempo real que permite conferir quais linhas passam em cada ponto e quando o ônibus chegará à parada, também foi apresentado. Desde o lançamento do app, disponível para IOS e Android, foram mais de 665 mil downloads e 50 milhões de acessos

Sugestões - Os associados do Sindha deram sugestões, que serão analisadas junto com as respostas de uma pesquisa que será encaminhada pela prefeitura ao sindicato. Esse material servirá de subsídio para o planejamento das próximas etapas do atendimento noturno do Mais Transporte. 

“Essa reunião nos aproximou da solução que queremos, que é ter ônibus para nossos funcionários poderem trabalhar. Foi um momento único, que certamente vai apresentar soluções, tanto para os negócios que funcionam à noite, como nossos restaurantes e hotéis, como também vai beneficiar os próprios clientes”, completou o presidente do Sindha, Paulo Geremia.

 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes