Artistas voluntários pintam escadaria perto da Fundação Iberê Camargo

09/07/2022 08:13
Pedro Piegas/PMPA
serviços urbanos
Doze artistas gaúchos participam do projeto Escadaria Pôr do Sol

Os porto-alegrenses ganharão mais um espaço para contemplar o pôr do sol do Guaíba, em Porto Alegre. A revitalização da escadaria ao lado da Fundação Iberê Camargo (que liga a avenida Padre Cacique à avenida Pinheiro Borda) será concluída neste sábado, 9. O projeto Escadaria Pôr do Sol tem a participação de 12 artistas gaúchos. 

Idealizadora do projeto, a artista Márcia Spies teve o apoio dos artistas do coletivo artístico Casa Amarela POA. “Costumo passar de bicicleta ali e nunca tinha visto a escadaria, depois fiquei sabendo que ela estava interditada. Tive a ideia de revitalizar e fui atrás dos colegas artistas e de materiais e tintas, além da autorização da prefeitura. A ideia é colocarmos na escadaria o que vemos a partir dela, a visão do pôr do sol refletida”, diz Márcia.

Entre os artistas que assinam a obra estão Rose Osório, Evelise Vigânico, Maira Isadora Machado Scheid, Maria Teresa Girardello, Rosane Guerin, Rejane Westphalen Haleva, Taíse Capellari Rampi, Nana Corte, Claudia Rodrigues Borba Borini, Livia Beatris Martins de Martins, Roberto Freitas e Márcia Spies.

Márcia explica que um condomínio do entorno da fundação se envolveu na iniciativa, fornecendo água e luz para a limpeza do local. “Conseguimos ajuda de vários voluntários e o apoio da empresa GardenPRO, que realizou a limpeza das escadarias com máquina de pressão”, acrescenta. A Secretaria de Parcerias autorizou a realização do projeto inserido no contexto de revitalização dos espaços públicos da cidade.

O diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi, ressalta que o governo municipal tem em andamento um edital de revitalização da Prainha do Iberê, em frente à escadaria. “A cidade está virando de frente para o rio. Com toda a revitalização que estamos empreendendo na Orla do Guaíba, o trecho que contempla a Prainha do Iberê é muito utilizado por pessoas que praticam esportes. Se tivermos um ponto de apoio lá perto do museu seria muito importante”, completa ele.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Mariana Kruse

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes