Entrega de reformas e melhorias marca os 50 anos do Parcão

20/11/2022 14:48
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Prefeitura e empresas adotantes também anunciaram o projeto do playground e a revitalização do lago

Em comemoração aos 50 anos do Parque Moinhos de Vento, o prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes, acompanhados de secretários de governo e representantes das empresas, estiveram reunidos, na manhã deste domingo, 20, para entregar as novas melhorias e reformas no local. Entre os destaques estão a nova pista de caminhadas e corridas, o passeio completo em todo o entorno do Parcão, melhorias e recuperação geral do mobiliário. Também foram anunciados o projeto do futuro playground para as crianças e a revitalização do lago. 

As autoridades, ao lado dos frequentadores, fizeram uma caminhada ao longo do percurso da nova pista. Teve distribuição de água e brindes para quem esteve visitando o evento. 

Neste ano, a Tramontina se juntou ao grupo de adotantes e patrocinadores que conta com o Hospital Moinhos de Vento, a Melnick, a Panvel e o Grupo Zaffari. 

“Um parque precisa ter parcerias, que estão no DNA do nosso governo. Temos várias iniciativas importantes já firmadas na cidade para cuidar dos espaços públicos. Vamos buscar ainda mais para melhorar novas regiões durante a gestão”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. “Só há proteção social se tiver desenvolvimento econômico”. 

De acordo com o diretor do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, o adotantes tentam, com muito esforço, atender da melhor forma possível as prioridades e parte das demandas da sociedade para fazer a manutenção básica e alguns novos investimentos. “É um parque muito utilizado. Estamos lançando agora o novo playground e, por último, somando o esforço das empresas, a Melnick está aguardando a licença para iniciar a recuperação do lago”. 

Esporte - O diretor do Zaffari acrescentou ainda que já está aprovado e alinhado com a Prefeitura de Porto Alegre, através da secretária do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, o projeto para o segundo lado esportivo do parque (localizado depois da passarela do viaduto), que precisa de obras e manutenção. A previsão é de entrega no início de 2023. 

As reformas para o segundo lado esportivo já estão em tratativas para investimentos e captação de recurso pela modalidade de  conversão de solo criado, entre a Melnick e empresas parceiras para início da execução em 2023. 

Segundo a diretora de marketing corporativo da Tramontina, Rosane Mesturini Fantinelli, a empresa se juntou, neste ano, aos outros parceiros com objetivo de preservar um patrimônio dos porto-alegrenses e todos os gaúchos. “Tenho muito orgulho de estarmos aqui. Queremos ajudar a revitalizar esse patrimônio por muitos e muitos anos, ainda”.

O vice-presidente da Melnick, Marcelo Guedes, comentou a satisfação de poder fazer parte desta rede de incentivo à vida saudável e vida em família. “Que bom que podemos zelar e manter estes espaços de qualidade. Se tem algo que nos une é nosso amor pela cidade e pelo nosso parque”. 

Tradicional - Localizado numa região tradicional de Porto Alegre, com área total de 115 mil metros quadrados, o Parque Moinhos de Vento surgiu como uma opção de lazer e se consolidou como uma das áreas verdes e de entretenimento mais frequentadas numa das zonas mais nobres da Capital.

Estiveram também presentes no evento, pelo governo municipal, o secretário-adjunto da Smamus, Mauricio Loss, o diretor de Áreas Verdes, Alex Souza, o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, a secretária de Esportes, Juventude e Lazer, Débora Garcia e o diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi. 

https://prefeitura.poa.br/smp/noticias/entrega-de-reformas-e-melhorias-marca-os-50-anos-do-parcao

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Mariana Kruse

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes