Fonte Talavera é revitalizada com obra doada pela iniciativa privada

09/03/2021 08:41
Luciano Lanes/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Reforma do chafariz em frente ao Paço Municipal começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, 9, a revitalização da Fonte Talavera e de seu entorno, na Praça Montevidéu, onde fica a sede da prefeitura de Porto Alegre. A obra não terá custo para os cofres públicos, porque os serviços, estimados em R$ 200 mil, foram doados ao Município pelo Grupo Zaffari e pela Incorporadora e Construtora Melnick. 

O termo de doação foi assinado na semana passada. “As duas empresas entendem que é importante fazer um primeiro marco desse esforço da prefeitura pela melhoria do centro da cidade. A Fonte Talavera é um ponto histórico e vale a intenção de começar por ela um processo de revitalização que nos próximos anos será realizado com a participação das empresas, dos empreendedores e da própria população”, diz o diretor do Grupo Zaffari, Claudio Zaffari. 

O chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), em fevereiro, ainda prevê a reforma das escadas da entrada do Paço Municipal e a calçada do entorno. Até o dia 31 de março, outros interessados poderão contribuir com o Município na realização das melhorias que ainda dependem de doação. As propostas podem ser encaminhadas pelo e-mail parcerias@portoalegre.rs.gov.br, com o preenchimento da ficha disponível no edital e a documentação especificada.

As doações serão aceitas com base na cronologia de apresentação da intenção de doar. Como contrapartida, o poder público poderá autorizar a inserção do nome do doador na obra coberta por ele ou de  material de divulgação,no caso de empresas, obedecendo às restrições legais aplicáveis a cada situação.

Projeto - "Antes mesmo de começarmos a gestão, eu já compartilhava o desejo de ver o embelezamento da nossa cidade. Com essas parcerias e o movimento da secretária de Parcerias, Ana Pellini, e do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, poderemos ver isso acontecendo na Fonte Talavera como ponto de partida”, comemora a primeira-dama Valéria Leopoldino.

“Além deste edital, estamos elaborando um projeto para a pintura do prédio do Paço Municipal, pois em 2022 Porto Alegre completa 250 anos, e queremos qualificar o espaço. O edital deverá prever tanto a doação do material quanto do serviço da pintura”, adianta a secretária Ana Pellini. 

 

 

  

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes