Mais da metade das praças da Capital tem prefeitos nomeados

28/09/2025 07:45
Sergio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Até o momento, são 408 prefeitos de praça nomeados em Porto Alegre, sendo 88 somente neste ano

Desde que o projeto Prefeitos de Praças foi criado - em junho de 2021 - para ampliar a zeladoria de áreas verdes, mais da metade desses ambientes conta com cidadãos atuando de forma voluntária. O balanço, divulgado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), mostra que das 730 praças e parques cadastrados em Porto Alegre, atualmente 408 possuem prefeitos nomeados. A quantia representa 55% dos espaços públicos com o cargo preenchido.

Somente neste ano, até o momento, foram nomeados 88 prefeitos. Conforme o secretário de Parcerias, Giuseppe Riesgo, o desejo da prefeitura é se aproximar da marca de 700 voluntários até o fim de 2028. Para isso, as pastas envolvidas no projeto executam ações com o objetivo de identificar cidadãos dispostos a colaborar com os cuidados das praças restantes.

"Intensificamos a busca por interessados junto às subprefeituras. Esse diálogo é necessário para que o poder público chegue a todas as regiões. Buscamos pessoas que tenham o perfil de comprometimento com a cidade, inclusive para comunicar problemas e contribuir com soluções. O canal exclusivo no WhatsApp do 156, em operação desde agosto, é uma forma de organizar o recebimento de demandas, além de incentivar os prefeitos para que continuem engajados", comenta Riesgo.

Prefeitos - Desde 2023, a empresária Isabel Carvalho, 69 anos, é a prefeita da menor praça da Capital. Localizada na avenida Iguassú, no bairro Petrópolis, a Praça Doutor Leônidas Xausa tem 220 metros quadrados. A motivação para assumir a função, inicialmente, era a preocupação com a segurança. Ela desejava estimular a comunidade a ocupar os espaços do bairro em que mora há três décadas.

Carolina Cesa / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Redenção completou 90 anos no dia 19 de setembro

Isabel dedica atenção especial às solicitações de podas de árvores, com o intuito de deixar a rua melhor iluminada à noite. Entre as melhorias obtidas durante sua gestão, ela destaca duas demandas antigas da comunidade: sinalizações de trânsito no entorno e um ponto de água para irrigação da praça. "O grande lance que eu gostei de me envolver foi o aspecto de promover a cidadania. Entender o funcionamento da administração pública e comunicar essas questões aos demais moradores", frisa.

Roberto Jakubaszko, 75 anos, é vizinho do Parque Farroupilha, a Redenção, desde os seis, quando deixou São Paulo e veio morar ao lado da maior área verde em extensão da capital gaúcha. Ele enxerga o lugar nonagenário como o jardim de todos os porto-alegrenses. "Poucos parques no mundo têm a estrutura da Redenção. Temos o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Auditório Araújo Vianna, que é um templo cultural, o complexo esportivo Ramiro Souto. São vários espaços integrados ao parqueâ€, aponta.

Nomeações - Os prefeitos estão distribuídos por todas as regiões do Orçamento Participativo. O Centro é o recordista: são 69 voluntários atuando em pontos como Bom Fim, Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas. Na sequência, aparecem Noroeste, com 54 nomeados, e Sul, com 52. Essas zonas abrangem bairros como, por exemplo, Passo D’Areia, São João, Ipanema e Tristeza.

Outras regiões com quantidade expressiva de prefeitos são a Leste – com 37 cidadãos em bairros como Bom Jesus e Morro Santana – além da Restinga, com 35 voluntários. Também se destacam na quantidade de nomeados os territórios Eixo Baltazar (26), Norte (20) e Centro-Sul (18). Nestas áreas, praças de bairros populosos, como Rubem Berta, Sarandi e Cavalhada contam com o olhar atento dos prefeitos.

Completam a relação as regiões Partenon (21); Humaitá-Navegantes (19); Nordeste (14); Lomba do Pinheiro (12); Cruzeiro (11); Extremo Sul (8); Cristal (5); Glória (3); Ilhas (2).

Como participar - Envie e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br comunicando o interesse em ser um prefeito de praça. Para mais informações, entre em contato com a subprefeitura da sua região. O projeto é organizado pelas secretarias de Parcerias e de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural.

 

Paulo Albano

Gilmar Martins