Desafio Criativo Centro+ recebe finalistas no Farol Santander

24/09/2021 08:49
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Finalistas terão 48 horas para apresentar os projetos à banca julgadora

Após duas semanas de intensa mobilização, o Desafio Criativo Centro+ chega à sua fase final.  Na tarde desta sexta-feira, 24, as equipes finalistas do hackathon acessarão as instalações do Farol Santander para uma maratona de 48 horas em que os projetos serão finalizados e entregues à banca julgadora que definirá as propostas vencedoras.

Para chegar à final, os projetos passaram pela aprovação de uma pré-banca composta por técnicos de diversas áreas e pessoas cujas atividades profissionais e acadêmicas estão diretamente relacionadas ao cotidiano da Capital. Essa primeira seleção possibilitará que os projetos trabalhados no evento presencial sejam aqueles que melhor performaram entre as soluções apresentadas.

“Estamos positivamente surpresos e muito felizes com o engajamento das equipes. A qualidade do que vem sendo desenvolvido ao longo do hackathon demonstra o quanto as pessoas anseiam por espaços urbanos mais qualificados, que ofereçam experiências diversificadas e inovadoras a quem os utilize”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Os trabalhos iniciarão às 18h de sexta-feira e encerrarão às 18h do domingo, 26. Durante esse período, as equipes receberão apoio dos mentores técnicos e realizarão os últimos ajustes nas propostas, que visam apresentar soluções aplicáveis para o processo de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre em cinco temáticas: Mobilidade Urbana, Mobiliário Urbano, Vivências do Centro, Ativação Econômica e Iconicidade.

"Estaremos todos lá, acompanhando a corrida final, para que possamos conhecer as melhores ideias. Agradecemos a todos que colaboraram até agora: imprensa, empresas, os talentos da cidade, os articuladores e os impulsionadores do Pacto e da prefeitura. Estamos, mais uma vez, demonstrando na prática que juntos, no espírito essencial da lógica da abundância que guia o Pacto Alegre, podemos impactar positivamente e rapidamente nossa cidade", afirma o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

Ao todo, 150 pessoas se inscreveram no Desafio Criativo Centro+. Elas foram divididas em 25 grupos, organizados com base nas habilidades de cada participante. No ato da inscrição, as pessoas optaram por uma skill (habilidade) de destaque – as opções eram negócios, cultura, inovação, tecnologia, pessoas e criativo. A intenção dos organizadores do Desafio Criativo Centro+ foi dar às equipes mais pluralidade, a partir da escolha de integrantes com diferentes trajetórias, processo que estimula a criatividade.

Desafio Criativo Centro+ – O evento busca soluções inovadoras para um dos espaços urbanos mais importantes de Porto Alegre: o Centro Histórico. Voltada a profissionais das mais variadas áreas, a iniciativa uniu poder público, academia e iniciativa privada em uma maratona cuja finalidade é apresentar propostas que alavanquem o desenvolvimento e resgatem o protagonismo da região.

O hackathon é uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre, BS Project, Conectar.Hub e Sindilojas POA, apoiada por: Clash Design; CEIA; Farol Santander; AGS – Agência Gaúcha de Startups; Arte Lab, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; IMED; Melnick; POA Inquieta; Space Hunters; Sinepe/RS; SINDIHOSPA, UniRitter, Aliança para Inovação; Instituto Cultural Floresta e RGE.

  

 

Claiton Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes