Obras do segundo piso do Mercado P√ļblico iniciam nesta segunda-feira

17/01/2022 08:34
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
A obra, que ter√° mais de R$ 9 milh√Ķes em investimentos, √© considerada priorit√°ria pelo prefeito Sebasti√£o Melo

As obras de revitaliza√ß√£o do segundo piso do Mercado P√ļblico de Porto Alegre ter√£o in√≠cio nesta segunda-feira, 17. A partir das 19h30, as equipes come√ßar√£o a isolar √°reas necess√°rias para os trabalhos de retirada das escadas rolantes, dando a largada ao processo que culminar√° com a recupera√ß√£o estrutura, danificada pelo inc√™ndio ocorrido em julho de 2013.

A iniciativa envolver√° a troca de dois elevadores, duas escadas rolantes e a reforma el√©trica das instala√ß√Ķes relativas ao segundo pavimento. Visando alterar o m√≠nimo poss√≠vel a rotina e a din√Ęmica do primeiro piso do Mercado P√ļblico, os trabalhos ocorrer√£o, em sua maioria, no turno da noite.

O Mercado P√ļblico √© a alma da cidade. Desde o come√ßo da nossa gest√£o, estamos trabalhando para que ele volte a funcionar a pleno e com qualidade, acolhendo, cada vez mais, os porto-alegrenses e os turistas. O come√ßo desta obra √© um importante passo para alcan√ßarmos esse objetivo‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.

Os novos elevadores ter√£o capacidade para dez pessoas cada, obedecendo a todas as normas de acessibilidade e seguran√ßa. As escadas rolantes a serem instaladas substituir√£o equipamentos danificados e com mais de 20 anos, cuja tecnologia se encontra defasada. A reforma el√©trica dar√° condi√ß√Ķes √† utiliza√ß√£o do segundo piso e modernizar√° o Mercado P√ļblico, oferecendo aos usu√°rios uma estrutura alinhada aos padr√Ķes tecnol√≥gicos atuais.

Os recursos para a realiza√ß√£o da obra fazem parte de um Termo de Convers√£o de √Ārea P√ļblica (TCAP) firmado entre a prefeitura¬†e a empresa Multiplan. A pedido do Executivo Municipal, a empresa concordou em antecipar o cumprimento das obriga√ß√Ķes do TCAP para viabilizar a reabertura do Mercado P√ļblico, que contar√° com investimento de at√© R$ 9,4 milh√Ķes.

‚ÄúEsta a√ß√£o possui dois aspectos que devem ser ressaltados. O primeiro √© o retorno da atividade plena do Mercado ap√≥s tanto tempo. O segundo √© a integra√ß√£o em prol de um s√≠mbolo de Porto Alegre por meio da soma de esfor√ßos com uma empresa que investe pesado na nossa Capital. Essa filosofia sempre d√° bons resultados‚ÄĚ, avalia o secret√°rio de Planejamento e Assuntos Estrat√©gicos e coordenador do programa Centro+, Cezar Schirmer.

Alex Rocha/PMPA
PARCERIAS
Secretários Cezar Schirmer (centro) e Ana Pellini (à esquerda) em vistoria ao segundo piso do Mercado

Projeto el√©trico ‚Äď Nas semanas seguintes ap√≥s a retirada das escadas rolantes, ter√° in√≠cio a reforma el√©trica. Ser√£o substitu√≠das as instala√ß√Ķes provis√≥rias instaladas no pavimento superior, dando lugar e uma rede adequada √†s exig√™ncias do novo Plano de Preven√ß√£o e Combate a Inc√™ndios (PPCI), aprovado no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), e aos requisitos da subesta√ß√£o de energia el√©trica e do quadro geral de distribui√ß√£o de baixa tens√£o (QGBT).

O segundo piso passar√° a contar com um novo projeto luminot√©cnico, que melhorar√° a efici√™ncia energ√©tica do sistema e contar√° com ilumina√ß√£o operacional e de servi√ßo necess√°rias √†s √°reas comuns. Tamb√©m ser√£o instaladas novas luzes de emerg√™ncia ‚Äď incluindo balizamento de rotas de fuga ‚Äď e novas redes l√≥gica e de telefonia, modernizando a capacidade de comunica√ß√£o e conectividade do Mercado.

Pintura externa - As tintas para revitalizar a parte externa do Mercado P√ļblico foram doadas pela empresa Suvinil, por meio de chamamento p√ļblico aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias. A licita√ß√£o dos servi√ßos de recupera√ß√£o e pintura da fachada externa do Mercado P√ļblico j√° possui proposta vencedora, no valor de R$ 1,02 milh√£o. O prazo de execu√ß√£o √© de sete meses a contar da ordem de in√≠cio de obras.

A secret√°ria de Parcerias, Ana Pellini, destaca a relev√Ęncia para o patrim√īnio hist√≥rico que o Mercado P√ļblico possui. ‚ÄúUm ponto marcante para todos os ga√ļchos e que precisa ser preservado. A ideia √© trabalharmos respeitando os projetos e memoriais descritivos. Ap√≥s an√°lises e realiza√ß√£o de testes de tonalidade das tintas, ficou definido que a cor original poder√° ser mantida", confirma.

Termo de Convers√£o em √Ārea P√ļblica (TCAP) ‚Äď A lei complementar do parcelamento do solo prev√™ a destina√ß√£o de parte da √°rea de grandes empreendimentos ao Poder P√ļblico, para instala√ß√£o de equipamentos p√ļblicos, como pra√ßas, escolas, postos de sa√ļde, entre outros. Quando n√£o h√° necessidade de novos equipamentos na regi√£o, existe a possibilidade de recompra dessa √°rea pelo empreendedor, que deve ser paga em dinheiro ou por meio da realiza√ß√£o de obras. Os R$ 9,4 milh√Ķes a serem investidos no Mercado P√ļblico integram um TCAP da Multiplan em decorr√™ncia de empreendimento realizado pela empresa na Zona Sul da Capital.

Recupera√ß√£o do Largo Gl√™nio Peres inicia com a instala√ß√£o de novos deques do Mercado P√ļblico

Divulgada proposta vencedora para pintura e restauro da fachada do Mercado P√ļblico

Claiton Silva

Fabiana Kloeckner