Prefeitura e parceiros lançam hackathon Desafio Criativo Centro+

09/08/2021 15:29

A mobilização em prol da revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre ganhará um importante reforço. Entre 9 de agosto e 26 de setembro, centenas de profissionais estarão mobilizados em busca de soluções inovadoras para um dos espaços urbanos mais importantes de todo o Estado. Primeiro grande evento após o lançamento oficial do projeto Centro+, o Desafio Criativo Centro+ unirá o poder público, a academia e a iniciativa privada em uma maratona cuja finalidade é apresentar propostas que alavanquem o desenvolvimento e resgatem o protagonismo da região.

O Desafio Criativo Centro+ é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), o Pacto Alegre, BS Project, Co.nectar Hub e Sindilojas POA. A iniciativa é voltada a profissionais das mais variadas áreas, entre elas arquitetura e urbanismo, design, engenharia civil, engenharia de produção, artes plásticas, gastronomia, produção cultural, economia e turismo. Serão aceitas propostas em cinco eixos temáticos: Mobilidade Urbana, Vivências do Centro, Ativação Econômica, Mobiliário Urbano e Iconicidade. No entanto, ideias que contemplem mais de uma área também poderão ser inscritas.

Para o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, o Desafio Criativo Centro+ marca uma nova etapa na revitalização do Centro e servirá como divisor de águas: “Queremos congregar talentos em prol da revitalização de um dos seus espaços mais importantes em termos históricos e culturais de todo o Rio Grande. Acreditamos muito na troca de conhecimento que o encontro proporcionará e estamos empolgados com a mobilização em torno da propostaâ€, avalia.

As atividades ocorrerão de forma híbrida, contando com encontros on-line e presenciais. Após etapa de inscrição, que vai de 9 a 27 de agosto, os participantes passarão para a fase de instrução, que ocorrerá por meio de encontros virtuais. Durante esse período, que irá até 17 de setembro, as equipes receberão mentoria em diversas áreas, sobre os cinco desafios, no intuito de capacitá-las para a melhor elaboração e apresentação das ideias. No dia 19 de setembro ocorrerá a entrega dos projetos.

Passado esse primeiro momento, terá início o período de sustentação das propostas, na qual os projetos serão apresentados a uma banca técnica, responsável por decidir quais soluções passarão à fase final, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de setembro, no Farol Santander. Serão três dias de imersão voltados aos últimos ajustes e defesa perante a banca final, composta por representantes da PMPA, da sociedade civil e das universidades que compõem o Pacto Alegre - UFRGS, PUCRS e Unisinos.

O que é um hackathon?

Hackathons são maratonas voltadas a profissionais multidisciplinares, eventos que promovem a colaboração em projetos, criando um recurso totalmente novo ou proporcionando uma alternativa inovadora para um problema constante. Geralmente, um hackathon acontece em um espaço confinado e o tempo do evento pode variar entre dez horas e um final de semana inteiro. Quando o tempo acaba, os participantes se reúnem e apresentam suas criações a uma banca. Ao final, os melhores projetos recebem prêmios ou benefícios, que muitas vezes podem envolver financiamento para aplicação real da proposta desenvolvida.

O formato descontraído contrasta com os ambientes profissionais tradicionais, calcados na rotina e na hierarquia organizacional. Para o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, coordenador do Pacto Alegre, os hackathons ajudam a concentrar a energia criativa das pessoas em prol de uma causa comum. “São exercícios que encontram muito abrigo em iniciativas de inovação, que é o que estamos tentando fazer com o Desafio Criativo Centro+. Essa é uma possibilidade de termos as melhores ideias, de uma forma muito aberta, para que cada um possa colocar o seu talento em favor da cidadeâ€, destaca.

Saiba como se inscrever no Desafio Criativo Centro+:
Período: 09/08 a 27/08

Inscrições gratuitas neste site

Leia mais: Prefeitura apresenta programa de revitalização do Centro Histórico

Claiton Silva

Lissandra Mendonça