Prefeitura apresenta programa de revitalização do Centro Histórico

09/08/2021 18:07
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Lançamento foi na tarde desta segunda-feira

O Centro Histórico é a principal porta de entrada de Porto Alegre, referência em serviços e mobilidade para toda a região metropolitana e o maior polo comercial e bancário do Rio Grande do Sul. Batizada de Centro+, a proposta de revitalização da região lançada oficialmente pelo prefeito Sebastião Melo nesta segunda-feira, 9, nasceu da necessidade de resgate desse espaço público, local onde a cidade se desenvolveu, mas que hoje se encontra em estado de abandono em decorrência de décadas de precarização.

O Centro+ é um dos sete programas de governo prioritários pactuados no Plano Plurianual 2022-2025. A iniciativa, desenvolvida e coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae), pretende redesenhar a governança das ações

"Estamos focados em transformar o Centro Histórico. A revitalização da Orla ganhou fôlego, mas demorou para sair do papel. Com o Centro+, nós estamos abrindo uma carta de oportunidades para revitalização do bairro. A maioria das cidades remodelou suas áreas centrais e Porto Alegre também está empenhada em revitalizar o coração da Capital" - Prefeito Sebastião Melo.

O programa prevê atuação em questões como segurança pública, infraestrutura, fiscalização, desenvolvimento econômico, zeladoria, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, além de intervenções para fomentar o turismo e a cultura local. Existem, no entanto, três ações consideradas emblemáticas pela prefeitura, em virtude da sua simbologia: a revitalização do Mercado Público, uma solução para o Esqueletão e a substituição do Muro da Mauá - que contempla, também, articulação interinstitucional para a recuperação do Cais Mauá.

Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, trata-se de um movimento alinhado ao que já foi feito em diversas grandes cidades do Brasil e do mundo. “Não queremos fazer com o que o Centro se volte ao passado. Pretendemos resgatar a sua condição de espaço de convivência e ponto de convergência, preparando-o para o futuro, para que as próximas gerações tenham a região como referência de comércio, serviços, cultura, turismo, lazer e moradia”, afirma.

Esqueletão - Na tarde desta segunda, a 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre determinou que a Galeria XV de Novembro, conhecida como Esqueletão, seja interditada e desocupada no prazo de 30 dias. A decisão, do juiz Eugenio Couto Terra, atendeu pedido da Procuradoria-Geral do Município (PGM) em ação ajuizada em 2003 pelo Município contra os proprietários do prédio. Em julho, a prefeitura já tinha firmado acordo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a elaboração de um laudo técnico.

 Acesse o press kit e saiba mais sobre o Centro+.

 

Claiton Silva

Fabiana Kloeckner