Prefeitura estuda plano de retirada e relocação de ambulantes do Centro Histórico

25/10/2021 15:00

O número crescente de vendedores ambulantes no Centro Histórico da Capital foi tema de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 25, no Paço Municipal, com a participação de gestores municipais, comerciantes e ambulantes.

Com o objetivo de frear essa realidade, a Prefeitura de Porto Alegre iniciou a elaboração de uma estratégia de remoção e realocação dos ambulantes. Além de operações de fiscalização, também serão desenvolvidas iniciativas de auxílio a essas pessoas, no intuito de inseri-las formalmente no mercado de trabalho ou capacitá-las para a estruturação de seus negócios. Entre as possibilidades a serem ofertadas estão o acesso a microcrédito e capacitação profissional, entre outras.

Para coordenar essas ações, o prefeito Sebastião Melo designou ao secretário do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a missão de construir uma proposta de atuação em caráter emergencial. Ficou acertado que o planejamento deverá ser apresentado na próxima semana. Também fazem parte do esforço as secretarias municipais de Segurança; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Governança Local e Coordenação Política; e Desenvolvimento Social.

Outras medidas - Em breve, a área central receberá intervenções estruturais de grande impacto, como as obras de substituição das redes de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a revitalização do Quadrilátero Central. Além disso, existe o programa Centro+ que prevê diversas intervenções, promovendo uma disrupção na rotina do Centro Histórico.

 

Claiton Silva

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes