Audiência pública debate orçamento de Porto Alegre na Câmara Municipal

26/08/2025 16:00

Uma audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 ocorreu na manhã desta terça-feira, 26, na Câmara Municipal. Promovido pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), o encontro reuniu representantes da prefeitura, vereadores e integrantes da sociedade civil para discutir metas e prioridades que irão orientar o orçamento do próximo ano.

Com participação das secretarias de Planejamento e Gestão e da Fazenda, a audiência detalhou o orçamento estimado em R$ 13,6 bilhões para a Capital em 2026. “O ano de 2026 tende a ser menos incerto, embora isso não signifique que será mais fácil. A expectativa é de uma aceleração nas operações de crédito, fundamentais para viabilizar grande parte das obras planejadas”, afirmou o secretário adjunto da SMPG, Bruno Breyer Caldas.

Sobre a LDO – A proposta da LDO 2026 foi entregue à Câmara Municipal em 18 de agosto e será analisada pelas comissões antes de ir à votação em plenário. O documento define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e inclui atribuições como a revisão da legislação tributária, a definição das prioridades fiscais e a regulamentação da apresentação e execução de emendas parlamentares.

Uma das prioridades previstas é a reconstrução de Porto Alegre após a enchente histórica de maio de 2024. Para isso, o orçamento do próximo ano projeta R$ 714 milhões em operações de crédito, nacionais e internacionais, destinados a programas de financiamento voltados ao desenvolvimento social, revitalização urbana, inovação territorial e obras de infraestrutura resiliente às mudanças climáticas.
 

Letícia Breda

Cristiano Vieira