Prefeitura detalha prioridades da LOA 2026 em audiência na Câmara Municipal

21/10/2025 16:00

O Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 foi o tema central da audiência pública realizada nesta terça-feira, 21, na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta prevê um orçamento equilibrado de R$ 13,69 bilhões, com prioridade para a zeladoria da cidade, os serviços públicos essenciais e os programas de desenvolvimento social e econômico.

A audiência contou com a presença de técnicos das secretarias de Planejamento e Gestão (SMPG) e da Fazenda, além de vereadores e representantes da sociedade civil. “A Lei Orçamentária apresentada à Câmara expressa uma das marcas desta gestão: fazer mais, mantendo as contas em dia,” destacou o secretário adjunto da SMPG, Bruno Breyer Caldas. "O projeto prioriza a transparência, o equilíbrio e a responsabilidade com o dinheiro do contribuinte", reforçou.

Sobre a LOA - A LOA 2026 foi protocolada na Câmara Municipal no dia 15 de outubro. O prazo regimental para a votação do projeto é até 5 de dezembro, com envio para sanção do prefeito até o dia 15 de dezembro. Entre os grandes investimentos previstos estão as operações de crédito da carteira de financiamentos (nacionais e internacionais) em projetos voltados para drenagem urbana, resiliência climática, desenvolvimento social, transformação territorial e revitalização da área central de Porto Alegre.

 

Letícia Breda

Gilmar Martins