Prefeitura e consultores do banco francês AFD realizam workshops sobre economia criativa e turismo

04/11/2025 11:20
Ideias colhidas nos dois eventos vão servir de subsídio para uma estratégia de turismo cultural para Porto Alegre
Ideias colhidas nos dois eventos vão servir de subsídio para uma estratégia de turismo cultural para Porto Alegre

Empreendedores, representantes da academia, membros de associações, lideranças comunitárias e integrantes da gestão municipal estiveram reunidos para tratar de turismo e patrimônio na capital gaúcha. O workshop, realizado na segunda-feira, 3, foi uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Planejamento de Porto Alegre com consultores da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na sexta-feira, 31 de outubro, integrantes de diversos segmentos debateram alternativas para economia criativa. 

As ideias colhidas nos dois eventos vão servir de subsídio para uma estratégia de turismo cultural para Porto Alegre, que será elaborada pelos profissionais contratados pela AFD. A ação foi elogiada pelo secretário de Planejamento do município. “Os franceses já são os melhores do mundo em turismo. O trabalho que está sendo feito será decisivo na história da nossa cidade. Sabemos do potencial turístico de Porto Alegreâ€, ressaltou Cezar Schirmer. 

O estrategista urbano Guillaume Cromer, membro da equipe responsável pela elaboração do plano de turismo cultural da capital gaúcha, demonstrou entusiasmo com a missão. “Nosso desafio é trabalhar no desenvolvimento turístico e cultural de Porto Alegre, especialmente do Centro e 4º Distrito. Estamos muito confiantes no futuroâ€, resumiu. O estudo servirá como base para as ações do programa Centro+4D voltadas à potencialização da Capital como destino turístico, em complementação às obras na revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito. 

Centro+4D - Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o programa tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico e o 4º Distrito de Porto Alegre. Com cofinanciamento do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento e contrapartida do município, serão investidos 162 milhões de euros para enfrentar os desafios urbanos e sociais nas duas regiões. Entre as iniciativas previstas estão ações de inclusão social e econômica. O Plano de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros. 

Maikio Guimarães

Andrea Brasil