Prefeitura recebe diagnóstico preliminar de comitiva francesa sobre turismo cultural em Porto Alegre

04/11/2025 18:42

 

Alex Rocha/PMPA
PLANEJAMENTO E GESTÃO
Um dos desafios será aumentar o tempo de permanência dos viajantes que passam pela cidade a caminho de outros destinos

Consultores contratados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) apresentaram as primeiras impressões sobre o turismo cultural na capital gaúcha aos representantes do governo de Porto Alegre e ao público nesta terça-feira, 4. O evento foi realizado na sala Aldo Locatelli, no Paço Municipal. Gerente de projetos da AFD, Alice Rios participou remotamente da atividade. Os urbanistas apontaram como ponto forte da cidade a ampla oferta de opções culturais. Por outro lado, um dos desafios destacados será aumentar o tempo de permanência dos turistas que passam pela cidade a caminho de outros destinos do Estado.  

A AFD vai investir R$ 3 milhões na realização do Plano de Turismo Cultural para Porto Alegre, cuja versão final será divulgada no segundo semestre de 2026. O objetivo é que o estudo contribua para reforçar a atratividade do município, estimule a economia local, valorize o patrimônio (material e imaterial) e promova a inclusão social por meio do turismo. A proposta incluirá metas de curto, médio e longo prazo, com prioridades, indicadores, cronograma e fontes de financiamento. A vice-prefeita Betina Worm elogiou a iniciativa. "Esse projeto visa qualificar nossa cidade, verificar as potencialidades para que nosso povo e os turistas possam aproveitar da melhor maneira tudo o que Porto Alegre oferece de bom", afirmou.

O Plano de Turismo Cultural fornecerá amplo material de apoio para as ações do programa Centro+4D, iniciativa com foco na revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito. De acordo com o secretário de Planejamento, ampliar o número de visitantes em Porto Alegre depende de um esforço coletivo. “Para o êxito daquilo que estamos nos propondo, é indispensável que haja participação efetiva da comunidade e da iniciativa privada. Estamos tratando de uma estratégia da sociedade porto-alegrense para transformar nossa cidade em um destino turístico relevante. O que significa mais renda, mais prosperidade, mais riqueza e mais trabalhoâ€, destacou Cezar Schirmer.

Centro+4D - Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o programa tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico e o 4º Distrito de Porto Alegre. Com cofinanciamento do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento e contrapartida do município, serão investidos 162 milhões de euros para enfrentar os desafios urbanos e sociais nas duas regiões. Entre as iniciativas previstas estão ações de inclusão social e econômica. O Plano de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.

 

Maikio Guimarães

Gilmar Martins