Primeira Oktoberfest oficial de Porto Alegre recebe milhares de pessoas no Centro Histórico
Milhares de pessoas celebraram a 1ª Oktoberfest oficial de Porto Alegre no domingo, 5, na rua Sete de Setembro, no Centro Histórico. O público aproveitou um dia animado com a programação variada, que incluiu apresentações de bandinhas germânicas, samba e rock. Para completar a festa, as cervejas artesanais e as comidas tÃpicas transformaram a rua em um grande evento a céu aberto. A estimativa da organização é que pelo menos 20 mil pessoas passaram pela Oktoberfest ao longo do dia.Â
"O nosso querido Centro Histórico, a alma da cidade, foi brindado neste domingo com grandes eventos como a Meia Maratona do Mercado, o Encosta Carne e a Oktoberfest. Somos um governo das parcerias que estimula os eventos como forma de construir uma cidade mais democrática, diversa e de todos. Essa ativação dos espaços públicos, com liberdade e responsabilidade, é o caminho que queremos para o futuro. Ganha o cidadão, a economia, a gastronomia, o turismo, mas principalmente ganha Porto Alegre" – Prefeito Sebastião Melo.
O evento, que marcou oficialmente a entrada da capital gaúcha no circuito das Oktoberfests do Rio Grande do Sul, teve uma diversidade de público, com presença de famÃlias, idosos, jovens e crianças. "O que dá vida ao espaço urbano são as pessoas, e hoje o Centro Histórico provou o seu valor. Mostramos o melhor que o coração de Porto Alegre tem a oferecer", destacou o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer.
Um dos grandes atrativos da festa germânica foi a área gastronômica na rua dos Andradas, que impulsionou a economia local ao reunir bares e restaurantes em uma celebração de sabores. A 1ª Oktoberfest oficial da capital gaúcha teve patrocÃnio da Prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado e da Salva Beer. Contou ainda com apoio da AGM e da Rede Craft, além do apoio cultural da Band RS. A realização foi dos hubs criativos POA Centro e Quarto POA.
Andrea Brasil