Alex Rocha/PMPA
Parceria para uso de energia solar avança na Capital
A iniciativa integra as ações do projeto de Eficiência Energética nas Escolas Municipais, que prevê a instalação de placas voltaicas nas 99 escolas da rede pública municipal entre outras ações de eficiência energética que gerem economia, além de ampliar o modelo para outras áreas.
De acordo com a Deputy Chief of Resilience Officer, Marcela Fernanda de Almeida Ávila, a equipe técnica está em fase de coleta de dados sobre impacto socioambiental, tecnologia adequada e modelagem financeira. “ Algumas escolas não poderão receber a instalação das placas em função de critérios técnicos, mas todas receberão auditoria energética para identificar qual o sistema mais adequado para a redução da conta de luz”, ressalta.
O secretário-adjunto da SMRI, Carlos Siegle, destaca que a implantação do projeto vai deixar um legado para a cidade. “ O Felicity materializa a intenção da prefeitura e da SMRI de buscar experiências e outras tecnologias, inclusive fora do país, para aplicar aqui”, diz. Siegle também destaca a redução de consumo e gasto de energia pela prefeitura. “ É também uma forma de incentivar a cultura da preservação do meio ambiente pelos alunos da rede municipal”. A SMRI é a responsável pela coordenação do projeto no âmbito da prefeitura municipal.
Felicity - Financing Energy for Low-Carbon Investment Cities Advisory Facility (assessoria para cidades para financiamentos de investimentos em baixa emissão de carbono) trabalha em escala mundial para tornar cidades e municípios capazes de desenvolver e implementar projetos de energia renovável, elegíveis para financiamentos. Concentra-se em medidas que promovem a eficiência energética e integração de fontes de energia renovável nos setores de energia, água, transportes, resíduos e edificações.
Leia mais:
Parceria internacional possibilitará uso de energia solar nas escolas
Camila Ferro
Fabiana Kloeckner