Pré-Conferência do Eixo 3 debate emergências climáticas e justiça socioambiental na agenda do SUS
A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre promove, na próxima quinta-feira, 11 de junho de 2026, às 18h, a Pré-Conferência do Eixo 3, com o tema "Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental".
O encontro será realizado no Salão Nobre da UFCSPA (Prédio 1), localizado na Rua Sarmento Leite, 245, Centro Histórico, em Porto Alegre, e contará também com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre no YouTube: @conselhodesaudepoa.
A atividade reunirá especialistas para refletir sobre os impactos das mudanças climáticas, os desafios socioambientais e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na proteção da vida e da saúde da população.
As debatedoras serão:
Prof.ª Dra. Gisele Tertuliano, enfermeira, cientista social, doutora em Saúde Coletiva, trabalhadora do SUS e pós-doutoranda em Saúde Coletiva pela UFRGS.
Juliana Maciel Pinto, mestre em Enfermagem e especialista em Epidemiologia de Campo. Servidora municipal, atuou de 2020 a 2026 na Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre.
A participação é aberta ao público, fortalecendo o processo democrático de construção das propostas que irão contribuir para os debates da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre.Â
Mais informações estão disponÃveis no site da 10ª Conferência Municipal de Saúde: prefeitura.poa.br/sms/10a-conferencia-municipal-de-saude.


