Em Porto Alegre, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição é implementada pela Área Técnica de Amamentação, Alimentação e Nutrição, em conformidade com a legislação vigente. Suas atividades incluem a elaboração de materiais e a orientação técnica no âmbito da amamantação e nutrição no SUS. A Área Técnica também promove capacitações, educação continuada e ações pontuais, integrando-se às outras áreas, bem como aos programas municipais. Todas as ações são orientadas pelas recomendações dos Guias Alimentares Brasileiros. Para entrar em contato, você pode enviar um e-mail para: nutricaopoa@portoalegre.rs.gov.br
-
ALEITAMENTO MATERNO
-
Vídeos - Aleitamento Materno
Relato dos pais na gestação e parto
Projeto Amamentar é Tri!
O leite materno é o melhor alimento para os bebês e sua oferta deve ser estimulada de maneira exclusiva até os seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos ou mais. Muitos estudos indicam que quanto mais prolongado o tempo que a criança recebe leite materno, maior a proteção contra diversas doenças crônicas, consideradas endêmicas na atualidade, como obesidade e diabetes. Além disso também já foi comprovado que a maior duração do aleitamento materno estimula que a criança atinja o pleno desenvolvimento da inteligência. Comprometidos com o crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças, foi desenvolvido o Projeto Amamentar é Tri, uma parceria da SMS e SMED que visa a manutenção do aleitamento materno mesmo pós ingresso da criança na escola.
Confira o Projeto Amamentar é Tri!
Doação - Leite Materno
-
MAMANALGESIA
-
O leite humano possui substâncias que geram sensação de prazer, impactando na diminuição da dor durante e após o procedimento, inclusive melhora na absorção das vacinas. Isso ocorre pelo fato que o próprio ato de amamentar, a sucção e o toque liberam substâncias analgésicas no bebê, como a endorfina.
A SMS capacitou 130 profissionais no mês de agosto de 2021. A atividade ocorreu em parceria com a professora Alessandra Vaccari, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A SMS tem como objetivo ampliar a iniciativa para todas as unidades de saúde.
Confira o passo a passo da mamanalgesia:
1 - Segure firme o bebê;
2 - Verifique se ele está bem próximo do seu corpo, em contato pele a pele e sugando efetivamente;
3 - Para que tenha maior efeito, a amamentação deve ser iniciada dois a cinco minutos antes da aplicação da injeção;
4 - Continue amamentando enquanto a injeção é aplicada.
Confira mais informações sobre mamanalgesia
Mamanalgesia nas Unidades de Saúde de POA - Reportagem Jornal Hoje
Site - Mamanalgesia - Área Técnica da Nutrição - APS - Porto Alegre
-
GUIAS E MANUAIS
-
-
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS
-
-
ANTROPOMETRIA E VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
-
-
DOENÇAS CRÔNICAS E OUTRAS SITUAÇÕES ESPECÍFICAS
-