O AMS é uma metodologia de gestão de risco desenvolvida e adaptada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujo objetivo é prevenir, reduzir e mitigar as consequências da violência armada para trabalhadores e usuários dos serviços públicos essenciais no Brasil. Essa metodologia foi parametrizada pela norma internacional de gestão de risco ABNT NBR, a ISO 31000, e vem trazendo importante contribuição para toda a rede de atenção à saúde no município de Porto Alegre, em especial no que se refere à visibilidade e compreensão da violência como um dos fatores que impactam no trabalho em saúde. Contribuir para qualificação das ações de proteção dos trabalhadores, sem perder de vista a importância da continuidade da atuação dos serviços em áreas com alta vulnerabilidade à violência armada. Com o Decreto 20.830 de 03 de dezembro de 2020, o município de Porto Alegre consolidou a implementação da metodologia, instituindo o AMS como Política Municipal de Acesso Mais Seguro.
A metodologia do AMS prevê que os serviços façam uma análise de contexto, identifiquem e avaliem os riscos a que estão expostos e construam um Plano de Contingência (Plano AMS). O plano AMS, organiza e estabelece as condutas a serem tomadas, frente à uma situação de crise. Acredita-se que com a organização prévia através do plano do AMS, com a participação de todos os trabalhadores, resulta o menor número de horas de fechamento dos serviços, bem como uma maior habilidade para o manejo das crises de violência. Esta situação reduz o impacto emocional do imprevisto ou desconhecido, diminui a sensação de impotência por estar à mercê de uma decisão externa, nem sempre com a completa compreensão do risco local. A metodologia do AMS exige o monitoramento e atualização dos sinais no território para a elaboração do Plano, o qual inclui Comportamentos Mais Seguros (CMS) nas estratégias de ação. O CMS são dicas de comportamento que previnem ou limitam as consequências humanitárias da violência no território. O plano de AMS é uma estratégia de contingenciamento no enfrentamento à violência. Com o AMS temos uma redução do tempo de fechamento e as equipes conseguem dar resposta de forma eficaz.
-
DECRETO N 20.830 - 03/12/2020 - INSTITUI A POLÍTICA DO ACESSO MAIS SEGURO (AMS) NO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE
-
-
ACESSO À PLATAFORMA AMS
-
-
APLICATIVO AMS
-
O aplicativo tem como finalidade facilitar a notificação feita pela unidade de serviço em tempo real e prover informações, de fácil acesso ao gestor, sobre a situação das unidades.
Além disso, o aplicativo permite que a notificação seja feira offline, o que contribuirá para muitas unidades que não possuem acesso à internet ou disponibilidade de computadores para realizar tal procedimento.
O aplicativo dispõe, ainda, de um sistema de mensagem direta com a gestão da unidade, tal função contribuirá para o apoio direto e em tempo hábil para situações de crise.
Esperamos que este aplicativo facilite ainda mais para a aplicação da metodologia AMS em sua instituição de forma a contribuir para prevenir, reduzir, mitigar e responder às consequências da exposição da população, e em particular dos profissionais dos serviços públicos essenciais, a contextos de violência armada em meio urbano, visando o bem-estar destes profissionais e a ampliação da provisão e acesso da população aos serviços, em especial em áreas vulneráveis.
-
MATERIAIS INSTRUTIVOS
-
-
VÍDEOS AMS
-
Reconhecimento de Sinais de Risco
-
PLATAFORMA AMS
-