Agentes mirins de saúde contra a dengue concluem formação
Quinze adolescentes da Escola Alan Maria Tereza, no bairro Passo das Pedras, concluíram a formação em agentes mirins de saúde locais contra a dengue. O bairro é um dos que mais registrou incidência da doença e agora conta com reforço para combate ao mosquito Aedes aegypti. A formatura reuniu familiares na noite desta sexta-feira, 3, na avenida 10 de Maio, 265.
A iniciativa foi da Unidade de Saúde Passo das Pedras 2, a partir do cenário da dengue na região. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, incluindo teoria e prática na residência dos adolescentes, na escola e no território. Quatro agentes comunitários e de combate às endemias foram professores.
Agora, os agentes mirins vão multiplicar o que aprenderam na comunidade. Uma das atividades do projeto foi registrar em fotografia o “antes” e o “depois” da intervenção de cada agente em suas casas.
Os adolescentes que participaram do projeto elogiam a iniciativa. Arthur Rodrigues Aires conta que aprendeu a cuidar da própria casa e poderá ajudar outras famílias a cuidarem do espaço também. Para Isabele Marie Souza da Silva, o conhecimento do projeto pode ajudar muita gente no futuro.
A escola infantil Alan Maria Tereza é conveniada com a prefeitura. Atende 79 crianças menores de seis anos e, no turno inverso, 140 crianças e adolescentes de seis a 15 anos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.
Gilmar Martins
