Agosto Dourado alerta para importância do aleitamento materno

03/08/2022 15:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mamanalgesia é usada para alívio de procedimentos dolorosos

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Para enfatizar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, foi criado o Agosto Dourado, instituído pela lei estadual nº 14.726/15 e lei federal nº 13.435/17. O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado "alimento padrão ouro" para os recém-nascidos. 

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é parceria do Estado e do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto, com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. É possível obter mais informações neste link.

Conforme a assessora técnica de amamentação, alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Annelise Barreto Krause, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. “Ele contém os nutrientes e anticorpos essenciais. Quando recebe só leite materno, o bebê não precisa consumir chá, sucos ou água”, destaca.

De fácil digestão, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês e também protege contra doenças, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. Além disso, eles têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Kits são entregues a mulheres que desejam manter amamentação quando as crianças iniciam a escola

Ações de incentivo – Entre as ações de incentivo à amamentação no município está a mamanalgesia, estratégia de amamentar o bebê para analgesia em procedimentos dolorosos. A prática é estimulada nas salas de vacina das unidades de saúde de Porto Alegre, com sucesso reconhecido pelas equipes e famílias. Além disso, a partir deste ano a prefeitura passou a disponibilizar um kit para mulheres que desejam manter a amamentação quando as crianças iniciam a escola, pelo projeto Amamentar é Tri. Tanto profissionais das escolas da rede pública de educação infantil quanto das unidades de saúde vêm sendo capacitados para orientar lactantes que precisam de apoio. A iniciativa é realizada em conjunto pela SMS e Secretaria Municipal de Educação (Smed), com recursos federais do Programa Saúde na Escola.

Amigo da Criança – O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, administrado pela SMS, possui o título de Amigo da Criança desde o ano 2000. Assim, a instituição se compromete a incentivar o aleitamento materno com a adoção de dez passos para o sucesso da prática. Para marcar o mês, o hospital promove um encontro especial entre mães doadoras do Banco de Leite Humano da instituição e mães de bebês da UTI neonatal, que recebem as doações. Será nesta sexta-feira, 5, às 14h, no 6º andar do bloco A (avenida Independência, 661).

No dia 16, às 14h, será realizada live com a participação de profissionais da nutrição, enfermagem e fonoaudiologia sobre o apoio ao aleitamento materno. A transmissão ocorre via youtube.com/saudepoa. Também foi elaborada uma série de vídeos abordando as principais dúvidas e dificuldades da amamentação. O conteúdo será liberado ao longo do mês pelo YouTube da SMS.   

Doação de leite humano – Mulheres que estão amamentando e possuem excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), são clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem fazer doação de leite humano no HMIPV. É possível entrar em contato com a equipe do hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. As doações são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros que estão internados na UTI neonatal e cujas mães ainda não conseguem produzir o próprio leite.

Onde doar:
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – Banco de Leite Humano
Avenida Independência, 661/6º andar
Informações: telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes