Álcool líquido 70% tem venda proibida a partir de 30 de abril
A venda do álcool líquido 70% será proibida em todo o país a partir de 30 de abril. A medida foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pretende reduzir acidentes registrados com a utilização do produto. Somente a formulação em gel poderá ser comercializada normalmente a partir de maio.
A chefe da Unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde em exercício, Nayara Poleto, destaca que, em caso de visualização de comércio do produto após o dia 29, o cidadão pode realizar denúncia à UVS pelo serviço 156, informando o endereço e nome do local.
A comercialização do álcool líquido na concentração de 70% foi autorizada pela Anvisa em 2020, como resposta à emergência sanitária da pandemia de Covid-19, como medida para conter a propagação do novo coronavírus. O prazo da última autorização expirou em dezembro de 2023. Estabelecimentos que ainda possuem estoques do produto terão até o dia 29 de abril para esgotá-los (120 dias após a data de expiração da autorização).
Andrea Brasil