Ambulatório Trans faz mais de 830 atendimentos no primeiro quadrimestre

17/05/2021 15:46
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Diferente de outras cidades brasileiras, em Porto Alegre o serviço está ligado à Atenção Primária à Saúde

O Ambulatório Trans de Porto Alegre, para atendimento de saúde integral de homens e mulheres trans e travestis, realizou mais de 830 atendimentos de janeiro a abril deste ano. O dado inclui consultas médicas e atendimentos multiprofissionais, além do cadastro de mais de 180 novos usuários. Em função da alta procura, a agenda do mês de maio já está fechada para atendimentos médicos.

Diferente de outros municípios brasileiros, na capital gaúcha o serviço está ligado à Atenção Primária à Saúde e não à Atenção Especializada, o que é um importante diferencial por facilitar o acesso das pessoas, conforme a assessora de Saúde Integral LGBTQI+ da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gabriela Tizianel. “O atendimento é realizado em uma lógica multidisciplinar e não patologizante das identidades transâ€, explica Gabriela. O serviço funciona segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h, no 2º andar do Centro de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana). Oferece atendimento para residentes de Porto Alegre, e o agendamento das consultas pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9938-3572, ou por demanda espontânea.

A equipe é composta por duas médicas de família servidoras da prefeitura e por residentes de núcleos profissionais diversos de instituições parceiras da SMS. “São oferecidas em média, mesmo durante a pandemia, 30 novas primeiras consultas por mês, ou seja, de pessoas que nunca foram atendidas pelo serviçoâ€, diz Gabriela. 

O Ambulatório T disponibiliza atendimento integral – consulta, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos. São oferecidas cerca de 130 consultas médicas por mês, e o número de atendimentos multiprofissionais varia de acordo com a disponibilidade dos residentes. Inaugurado em agosto de 2019 com apenas um turno de funcionamento, o local ampliou o atendimento e, desde junho de 2020, funciona duas vezes por semana.

Vanessa Conte

Gilmar Martins