Bairro Mário Quintana recebe ação educativa sobre prevenção a escorpião amarelo

04/05/2022 14:54
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Trabalho ocorreu depois da confirmação da presença do animal na região

Equipe da Fiscalização Ambiental e da Unidade de Saúde Wenceslau Fontoura, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acompanhadas por integrantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da subprefeitura da região, realizaram na manhã desta quarta-feira, 4, ação de orientação e educação para a comunidade do bairro Mário Quintana, na Zona Norte da cidade. O trabalho aconteceu depois da confirmação da presença de escorpião amarelo na região.

Foram visitados pontos de referência para a comunidade do bairro: o Centro Social Marista (Cesmar), a Escola Municipal Wenceslau Fontoura, a Escola Marista Renascer, a escola de educação infantil conveniada Vó Ana e o galpão de reciclagem local. Foram distribuídos cartazes e material informativo sobre prevenção ao escorpião amarelo e orientações sobre como proceder em caso de acidentes provocados pelo animal. Também houve orientações sobre dengue e raiva, considerando o cenário epidemiológico da cidade e o fato de um caso de raiva em morcego ter sido confirmado em abril.

A programação previa a realização de uma edição do programa Bota-Fora, do DMLU, na região onde foi visualizado o animal e realizada captura de escorpião amarelo, mas o mau tempo transferiu esta ação para a quarta-feira, 11.

Em 2022, a Equipe de Fiscalização Ambiental realizou, a partir de notificação ao serviço 156, 143 capturas de escorpião amarelo, no Centro, Mário Quintana, Passo D’Areia e Menino Deus, com registro de um acidente (picada do animal em um ser humano), no bairro Centro Histórico.

Recomendações - Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é de que o arredor da moradia seja limpo, grama aparada e eliminação de entulho ou lixo. Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, e instalação de telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais.

Em caso de acidente, a recomendação é levar o paciente, o mais rápido possível, para o HPS, referência de atendimento na cidade. Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins