Cancelado bloqueio contra a dengue no bairro Aparício Borges

23/03/2023 09:00

A ação de pulverização de inseticida prevista para quinta-feira, 23, no bairro Aparício Borges, foi cancelada após avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Investigação epidemiológica e ambiental da região indicou que o caso confirmado de dengue não teria como local provável de infecção o próprio bairro. Atualmente, entre os critérios definidores para as ações de bloqueio químico estão área propícia para habitat de mosquitos Aedes aegypti e casos serem autóctones, ou seja, terem como local de infecção o próprio bairro de residência. Ambos os fatores estão excluídos para a área. 

Nesta semana, em função do mau tempo, o Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores, em conjunto com a Equipe de Vigilância Epidemiológica da DVS, define as áreas em que haverá bloqueio químico de transmissão viral  na próxima semana.

Porto Alegre tem confirmados, até terça-feira, 21, 61 casos de dengue, dos quais 45 autóctones. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2022 eram 524 casos confirmados da doença na cidade. A Vigilância Epidemiológica municipal aguarda o resultado laboratorial de 262 exames que estão em investigação. 

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil