Capital integra projeto de combate à violência contra a mulher
O Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), serviço da Secretaria Municipal de Saúde que atende urgências e emergências na capital gaúcha, integra a fase-piloto do projeto Mulher +Segura, ferramenta de apoio no combate à violência contra a mulher. Pareceria entre PolÃcia Civil, Secretaria Estadual da Saúde e a empresa True, a iniciativa é uma proposta diferenciada para que profissionais da saúde, de todas as áreas, possam comunicar ao órgão responsável pela segurança casos suspeitos ou confirmados de violência. Â
Através de um aplicativo mobile, os profissionais da saúde registram os dados de casos em que identificam uma possÃvel violência contra a mulher. Os dados são enviados diretamente para que a polÃcia civil possa fazer a busca ativa de possÃveis vÃtimas e intervir precocemente, evitando que uma situação evolua para casos mais graves. Todos os dados são mantidos em sigilo, ou seja, não ficam armazenados no smartphone de nenhum profissional, e a condução do caso é de responsabilidade da polÃcia civil.
Após a fase-piloto, que entra em funcionamento nesta semana, no Pacs, o projeto poderá ser expandido para outros serviços de saúde dentro de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Â
Gilmar Martins