Capital já aplicou mais de 30 mil doses de vacinas contra a gripe

01/04/2024 18:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Público-alvo estimado para receber a vacina em Porto Alegre é de 697.995 pessoas

A campanha de vacinação contra influenza, que começou no último dia 25, já imunizou 33.056 mil pessoas em Porto Alegre, conforme dados do Ministério da Saúde. O público-alvo estimado para receber a vacina é de 697.995. Até o momento, o grupo dos idosos é o que apresenta a maior cobertura de pessoas vacinadas. Das 292.260 que devem receber a dose da vacina, 30.191 foram imunizadas, o que representa mais de 10% do total.

Nesta semana, o público apto a receber o imunizante foi ampliado a trabalhadores de saúde e da educação, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Grupos prioritários da primeira semana - crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos, povos indígenas e quilombolas - podem seguir procurando as Unidades de Saúde para receber a vacinação. Na última etapa, na terceira semana da campanha, se somam aos primeiros grupos os membros das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e trabalhadores portuários.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. Para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, há uma boa procura nos primeiros dias de campanha. “O nosso objetivo principal é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, diminuindo complicações causadas pelas infecções virais que podem levar a internações hospitalares e a óbitos.” O gestor reforça o pedido para que as famílias levem os filhos para vacinar. Até o momento, 1.943 receberam a imunização, o que representa 2,7% da meta de cobertura vacinal.

O Dia D da vacinação será no dia 13 de abril e a aplicação das doses segue até dia 31 de maio. Todas as unidades de saúde aplicam o imunizante. 

  

Carolina Zeni

Gilmar Martins