Construção da nova Unidade de Saúde Santo Alfredo começa nesta segunda-feira

19/07/2025 08:12
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretário Fernando Ritter anunciou início da obra para a comunidade local nesta sexta

A Prefeitura de Porto Alegre deu a ordem de início para a construção da nova Unidade de Saúde Santo Alfredo, uma demanda histórica da comunidade da Zona Leste da Capital. A obra será realizada como contrapartida da MRV Engenharia ao município por meio de Termo de Conversão em Área Pública (TCAP), atendendo a uma reivindicação por espaço mais adequado e humanizado para o cuidado em saúde. O ato ocorreu na sexta-feira, 18. O início da obra, orçada em R$ 2.906.694,47, será nesta segunda-feira, 21, com previsão de conclusão em até 12 meses. A nova unidade será construída em terreno na rua Santo Alfredo, próximo onde se localiza a atual unidade, no bairro Vila São José.

Participaram o secretário municipal de Saúde Fernando Ritter, a diretora da Atenção Primária à Saúde Vânia Frantz; coordenadora de Saúde da Região Leste, Cristiane Jovita; gerente da US Santo Alfredo, Fernanda Cunha; demais equipes da pasta municipal, lideranças comunitárias e representantes da MRV. 

Mais de 7.700 pessoas estão cadastradas na unidade, que atualmente funciona em um imóvel locado, com estrutura frágil e sem acessibilidade. A nova unidade será construída em modelo térreo, com acessibilidade plena e estrutura ampliada para acolher melhor a população. Estão previstas três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e duas equipes de saúde bucal — hoje, o local conta com apenas uma cadeira odontológica. O projeto inclui consultórios para profissionais de nível superior, espaço de acolhimento com privacidade para escuta qualificada, sala de grupos, ampla recepção e dispensário interno, o que proporcionará mais conforto e fluidez no atendimento aos usuários.

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o início da construção representa mais do que uma obra física: “Estamos falando de dignidade no cuidado e da valorização de uma comunidade que há muito tempo pede por melhores condições. Com a nova unidade, vamos ampliar o acesso e garantir um atendimento mais humanizado, resolutivo e respeitoso.”

A obra reforça o compromisso da prefeitura com a qualificação da atenção primária, eixo fundamental da Rede de Atenção à Saúde. A expectativa é de que, com a nova estrutura, seja possível melhorar os fluxos de atendimento, aumentar a resolutividade das equipes e fortalecer o vínculo entre profissionais e a comunidade.

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins