Covid-19: prefeitura aplica 621 doses em unidade móvel neste domingo
A ação especial de vacinação contra Covid-19 realizada neste domingo, 1º, no bairro HÃpica, na Zona Sul, contabilizou 621 aplicações, sendo 461 de primeira e 160 de segunda dose. A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ficou instalada na Escola Cesi (avenida Juca Batista, 4770), das 9h à s 13h.
Receberam o imunizante pessoas de 30 anos ou mais e demais grupos já contemplados na campanha. No local, o público teve acesso à primeira dose, além da segunda dose de Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem fez a primeira aplicação há dez semanas ou 28 dias, respectivamente.Â
A iniciativa contou com o apoio dos alunos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Factum Faculdade.
Amamentação - O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, acompanhou o atendimento. No Dia Mundial da Amamentação, celebrado neste domingo, Sparta ressaltou a importância do leite materno. "Pesquisas mostram que os anticorpos gerados pela vacina contra Covid-19 podem ser passados de mãe para filho através do aleitamento. Por isso, convidamos todas as mamães com mais de 18 anos, que estejam amamentando bebês com até 12 meses de vida, a buscarem um dos locais de imunização da Capital", ressalta o secretário.
Para receber a vacina, as lactantes devem apresentar documento que contenha a data de nascimento da criança, além do documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre.
Leia mais: Agosto Dourado alerta para importância do aleitamento materno
Lissandra Mendonça