Curso de promotores em saúde da população negra forma duas novas turmas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemorou na noite de quinta-feira, 26, a conclusão do curso de promotores em saúde da população negra de 2023. Um total de 57 graduandos receberam certificados, enquanto 13 finalizaram o curso de promotores jovens de saúde da população negra. A cerimônia ocorreu no auditório da Uniritter Campus Zona Sul.
Já foram capacitadas mais de 670 pessoas, em sua maioria profissionais da rede, especialmente da Atenção Primária. O curso de promotores jovens de saúde da população negra, composto por dez módulos e carga horária de 80 horas, tem como objetivo debater a implementação da saúde integral, com foco na juventude. Já o curso de promotores em saúde da população negra, estruturado em seis módulos e carga horária de 96 horas, busca ser uma ferramenta de qualificação para que os participantes atuem como agentes multiplicadores de ações antirracistas.
"A proposta dos cursos é a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra por meio da educação permanente, contribuindo para enfrentar as iniquidades em saúde e o racismo", explica a coordenadora de Políticas Públicas de Saúde da área técnica de Saúde da População Negra, Gisele Gomes. Ao concluir o curso, os participantes passam a integrar os comitês técnicos de saúde da população negra, presentes nas diferentes regiões da Capital.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, saudou a nova turma, destacando a igualdade de direitos para todos. “Sim ao acolhimento nos serviços de saúde, para que possamos nos orgulhar de Porto Alegre como a capital que melhor cuida de toda população, especialmente a população negra”, disse.
Essa iniciativa é realizada pela SMS, através do Núcleo de Equidades da Coordenação de Políticas Públicas, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Andrea Brasil