Doação de leite materno integra programação do Agosto Dourado

24/08/2020 08:23
Cristine Rochol / PMPA
amamenta
Para manter oferta aos bebês prematuros da UTI Neonatal, doações são essenciais

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) promove desta segunda, 24, a sexta-feira, 28, o Mamaço às Avessas, com o objetivo de incentivar a doação de leite materno. Mães que estão amamentando, clinicamente saudáveis e com excesso diário de leite (mínimo em torno de 100ml por coleta) podem ser doadoras. A atividade integra a programação do hospital pelo Agosto Dourado, mês de estímulo à amamentação.

As visitas para realizar a doação devem ser agendadas no e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br, como forma de organização e prevenção ao novo coronavírus. Caso a mãe não possa ir até o hospital, é possível agendar para que a equipe do Banco de Leite busque a doação na residência, em Porto Alegre. 

O evento é realizado em parceria entre o Banco de Leite do HMIPV e a Associação Gaúcha de Consultoras de Aleitamento Materno (Agacam). 

Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI Neonatal, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê. 

O HMIPV fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a instituição atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para todo o Estado em pré-natais de alto risco.

Confira outras informações:

- A produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.

- Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

- Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

- Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Leia mais: 

Amamentação é recomendada mesmo durante pandemia de coronavírus

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl