Estudantes integram programa de auditório do Galera Curtição

07/11/2018 16:56

Jogos interativos, bate-papo e entrevistas com convidados são algumas das atividades dos programas de auditório realizados no Galera Curtição. As atividades são voltadas a estudantes de escolas públicas municipais e estaduais e abordam temas como sexualidade, gênero e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Na manhã desta quarta-feira, 7, cerca de 400 estudantes participaram do evento, na Casa do Gaúcho do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. A programação continua até sexta-feira, 9, nos turnos da manhã e tarde, e resulta de parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed). (fotos)

No quadro Papo-Reto, foi apresentado vídeo a respeito de bullying, seguido da participação dos próprios estudantes acerca do assunto. Um deles foi Everson, 17 anos, que relatou sua experiência com o tema e como a influência da escola e de projetos como o Galera Curtição foram relevantes para superar essa dificuldade. "Eu passei por situações de bullying, como apresentado no vídeo, e é muito ruim, nos sentimos mal, afetando a autoestima. Hoje, graças ao auxílio da família, da escola e de projetos como este, me sinto bem e minha autoestima melhorou muito", afirma.

O evento contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, como a assessora técnica da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids, Fabiana Ferreira dos Santos, que participou de uma roda de conversa, esclareceu dúvidas, reforçou a importância desse tipo de programa e se disse impressionada com os estudantes. "Os temas abordados aqui são ótimos, pois eles estão em processo de aprendizado e é ótimo que integrem essas discussões. Fiquei impressionada com a capacidade que têm em se colocar e expor seus problemas, dúvidas e incertezas", diz Fabiana.

"Com as ações, o projeto pretende estimular a construção do conhecimento por meio da saúde, cultura e educação, incentivando o gosto pela pesquisa ao buscar informações mais aprofundadas a respeito dos temas, dando suporte a pedagogos, educadores e professores para trabalhar os conceitos em sala de aula", comenta a coordenadora da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids da SMS, Marina Dias.

Esse ano, o evento está na 6ª edição e acontece entre os meses de junho e dezembro, com a participação de estudantes de 50 escolas. Desde 2012, o Galera teve a participação de mais de 20 mil estudantes. A iniciativa é um esforço das secretarias de Saúde e Educação em abordar os conceitos do Programa Saúde na Escola no âmbito municipal, promovendo um movimento de construção de conhecimentos sob a alcunha de projeto cultural e educativo.

Outras informações podem ser obtidas no site do Galera Curtição.

  

 

Gilmar Martins