Experiência de Porto Alegre no monitoramento da transmissão vertical de HIV ganha destaque nacional
Especialistas de diferentes partes do Brasil debatem nesta quinta-feira, 18, a partir das 15h, o tema “Maternidade e Território: experiências na prevenção da transmissão vertical”. A enfermeira Bianca Ledur, da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis, representa a Secretaria Municipal de Saúde no evento. Também estarão no debate especialistas do Ministério da Saúde, da Vigilância epidemiológica de Fortaleza, Ceará, e do Programa Estadual de Hepatites Virais de São Paulo.
O evento será transmitido pela internet, por este link. Os especialistas responderão a perguntas enviadas pelo público ao longo do programa.
Bianca Ledur explica que porto Alegre apresentou piora nos índices de transmissão vertical do HIV no último biênio. Os casos são discutidos nas reuniões do Comitê Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis de Porto Alegre. “É essencial que mulheres e seus parceiros façam o acompanhamento da gravidez através do pré-natal, quando exames preventivos serão realizados”, explica a enfermeira, que enfatiza o fato de a piora dos índices poder estar relacionada à pandemia causada pelo coronavírus.
Participam do debate da tarde desta quinta-feira:
- Andréa Beber (MS)- Apresentação do painel interativo maternidades, ano 2020
- Sirlene Carminada (CE): Experiência na prevenção de transmissão vertical de hepatites virais
- Maria Vilani de Matos Sena (SP): Experiência na prevenção da sífilis congênita
- Bianca Ledur Monteiro (SMS/Porto Alegre): Experiência na prevenção da transmissão vertical do HIV
- Lino Neves da Silveira (MS) – mediador
Andrea Brasil