Grupos auxiliam no combate ao tabagismo em Porto Alegre
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nesta quarta-feira, 29, tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 5 milhões de mortes acontecem todos os anos no mundo devido ao tabagismo. A OMS considera o hábito de fumar como uma doença epidêmica, semelhante ao vício em outras drogas como cocaína.
Em Porto Alegre, interessados em parar de fumar podem contar com tratamento na rede municipal de saúde, com grupos de apoio de combate ao tabagismo. O cirurgião dentista e coordenador do grupo da Unidade de Saúde Modelo, Thomas Sória, destaca a importância desse tipo de atividade na eficácia do tratamento. “É importante, pois o dependente entra em contato com outras pessoas com o mesmo propósito. A dependência não é só química, é também social e física”, explica. Uma equipe multidisciplinar complementa o tratamento com consultas individuais, momento no qual pode ser detectada a necessidade do uso de medicamentos.
A expectativa é de que o controle do tabagismo possa contribuir para prevenir e/ou evitar 45% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doenças respiratórias crônicas, 25% das mortes por doença cérebro-vascular e 30% das mortes por câncer. Quem quiser obter informações a respeito do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital devem procurar a unidade de saúde de referência ou acessar o aplicativo #EuFaçoPOA na funcionalidade Quero Parar de Fumar. É necessário baixar o aplicativo no celular, disponível nos sistemas Android e iOS. Após o cadastro, a unidade de saúde receberá a informação de que há pessoas que desejam parar de fumar naquela área de abrangência. Será feito contato com o usuário para agendar consulta de avaliação.
O cidadão poderá ser tratado em grupo ou individualmente, conforme as diretrizes do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Outras informações podem ser obtidas na Ouvidoria da Saúde, pelo Fala Porto Alegre - Fone 156 ou clicando aqui.
Para baixar o #EuFaçoPOA:
Fabiana Kloeckner