Hospital de campanha entra em operação com 20 leitos

19/03/2021 15:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Pacientes que estavam à espera de leitos no Hospital da Restinga foram transferidos para estrutura montada pelo Exército

O hospital de campanha, montado junto ao Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), atingiu ocupação plena logo após iniciar a operação nesta sexta-feira, 19. As remoções começaram às 8h, com 20 pacientes de Covid-19 que estavam no HRES à espera de leitos. 

A transferência ajudou a aliviar a pressão sobre a unidade, que pode remanejar a oferta de leitos e abrir mais vagas para a rede de saúde na Zona Sul da cidade. “Este reforço ajudará o Hospital Restinga a melhorar o atendimento de casos de Covid-19 nesta região de Porto Alegre, onde tem um papel extremamente importante”, salienta o secretário municipal de Saúde Mauro Sparta.

Embora o hospital de campanha tenha capacidade para oito leitos de UTI, este tipo de atendimento intensivo será concentrado dentro da estrutura do HRES, onde há apoio mais próximo de setores como tomografia, radiografia e outros serviços auxiliares importantes para o tratamento.

A estrutura cedida e montada pelo Comando Militar do Sul tem capacidade para 20 leitos, que, por enquanto, serão destinados a pacientes de enfermaria. Caso haja necessidade, poderá ser feita a conversão para oito leitos de UTI, com possibilidade de ampliação. A unidade funciona 24h, com uma equipe de cerca de 60 profissionais de saúde do HRES, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Ricardo Azeredo

Lissandra Mendonça