Hospital de Clínicas tem retorno gradual de atividades com fechamento de leitos Covid

29/09/2020 17:02
Jefferson Bernardes / PMPA
Hospital de Clínicas
Medida foi acertada com a Secretaria Municipal de Saúde em razão da queda na demanda seguida de estabilidade na ocupação

Nas últimas semanas, as unidades de internação de pacientes críticos com Covid-19 do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) apresentaram uma redução de demanda que foi seguida de estabilidade de ocupação. Esse panorama permitiu a reorientação de recursos físicos e humanos na instituição para que atividades assistenciais não Covid voltem gradualmente à normalidade. Com isso, foi possível encerrar, nesta terça-feira, 29, a utilização de sete leitos críticos de CTI que eram dedicados a casos do coronavírus. Em caso de necessidade, eles podem ser reativados. 

A medida foi acertada com a Secretaria Municipal de Saúde e repercute também na economia de recursos públicos, pois a manutenção de leitos de alta complexidade para o coronavírus gera custos significativos. Os profissionais que atuavam nestes leitos de CTI serão realocados para outras áreas em que são necessários. O hospital organiza ainda uma escala de férias, pois as equipes de Terapia Intensiva têm trabalhado ininterruptamente desde o início da pandemia. Assim, também estarão prontos caso ocorra uma segunda onda do coronavírus. 
 
O hospital continua analisando permanentemente o cenário para determinar suas medidas, com cautela e responsabilidade. A ação é parte do planejamento da retomada das atividades assistenciais, que depende principalmente da disponibilidade de recursos humanos. Estão mantidos todos os cuidados, como evitar aglomerações, utilização de EPIs e higiene correta e frequente das mãos.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.
Neemias Freitas

Gilmar Martins