HPS conquista certificação de práticas clínicas seguras

23/06/2023 12:58
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Instituição é o primeiro hospital público da América Latina a ganhar o certificado

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) recebeu na noite de quinta-feira, 22, certificação por aplicar práticas clínicas seguras de prevenção de lesões por pressão, também conhecidas por escaras. A instituição é o primeiro hospital público da América Latina a conquistar o certificado no programa Closer to Zero, desenvolvido pela multinacional inglesa Smith & Nephew, em parceria com o grupo Ibes – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. 

Durante a cerimônia, realizada no Centro Administrativo Municipal, foi entregue documento oficial emitido pelo grupo Ibes e troféu em reconhecimento pela conclusão do processo, com ações desenvolvidas ao longo de um ano e quatro meses. Além disso, dez profissionais que se destacaram na trajetória de implantação do programa foram homenageados. 

“Estamos muitos felizes por receber esse reconhecimento, que mostra a eficiência e a qualidade do atendimento prestado no hospital”, comemora o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. “Queremos que sirva de exemplo para os demais hospitais públicos, pois, com educação permanente dos profissionais e motivação, conseguimos melhorar nossos índices de atendimento ao paciente e, principalmente, melhorar o giro do leito em termos de qualidade”, destaca.

A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, diz que o processo garante uma assistência mais qualificada aos pacientes. “É a primeira certificação deste nível para um hospital público na América Latina e isso nos enche de orgulho, é um ganho para Porto Alegre e uma conquista importantíssima, que se deve ao trabalho e empenho das equipes do hospital”, afirma.

Conforme a diretora de enfermagem, Gladis Jung, protagonista na implantação do programa e responsável por coordenar as equipes, o objetivo  do HPS é reduzir os riscos aos pacientes, pois a lesão por pressão é um evento que não deve ocorrer. “Durante meses, as equipes do hospital se engajaram para melhorar o processo de cuidado, sendo este um sério problema na saúde pública”, diz a enfermeira.

Os representantes da empresa Smith+Nephew, Elaine Costa, e do grupo Ibes, Vívian Giudice, participaram da cerimônia. A certificação chega após um ano e quatro meses de acompanhamento e avaliação, iniciados em janeiro de 2022. Para ser certificada, a organização precisa atender 80% dos padrões de qualidade do manual do programa Closer to Zero.  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil