HPS qualifica atendimento de enfermagem nas unidades de internação

06/10/2021 16:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Modelo Enfermeiro Hospitalista visa reduzir o tempo de permanência do paciente no ambiente hospitalar

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) ampliou o projeto Modelo Enfermeiro Hospitalista. A iniciativa será desenvolvida agora na Unidade de Queimados, no sentido de auxiliar na desospitalização e qualificar a alta do paciente, reduzindo readmissões não programadas com um maior giro de leito e uma transição de cuidado mais segura.

Nos meses de julho e agosto, a enfermaria do 3º andar foi a primeira unidade a ser favorecida pelo programa, onde foram revistos fluxos e processos de cuidado para otimizar as soluções e processos assistenciais. Nesta fase do projeto, o setor segue recebendo apoio. O acompanhamento diário ocorre para implementar os cuidados de enfermagem, bem como ativar a equipe multiprofissional do hospital para o atendimento desses pacientes.

Ao longo da ação, as áreas vão reforçar a segurança do paciente na transição de cuidados da UTI para o setor de internação, otimizar os processos com foco na qualidade, promovendo a integração entre os diversos profissionais de saúde envolvidos com a assistência aos pacientes. À frente das unidades estão as enfermeiras hospitalistas Fernanda Silva dos Santos, da Unidade de Queimados, e Joema Ferrer, da UTI do 3º andar. 

Junto às equipes, a diretora de enfermagem do HPS, Gladis Jung, apresentou detalhes sobre como melhorar a experiência dos pacientes durante o período de internação. Os profissionais treinados para essa especialidade trazem aos gestores mais resultados em eficiência, qualidade e segurança aos pacientes, para que eles e seus familiares sintam-se acolhidos e bem cuidados enquanto estiverem no hospital.

Enfermeiro especialista - As atribuições destinadas ao cargo de enfermeiro hospitalista envolvem a supervisão das equipes, caracterizado por tarefas diversificadas e complexas por exigir a aplicação de técnicas e conhecimentos variados relacionados à área de trabalho e ainda de liderança, por tratar com situações frequentes de doença e risco à vida. Além disso, o capacitado prestará assistência direta aos pacientes em diferentes níveis de complexidade, nas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, de forma humanizada.
 

Yan Dias (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins