Indígenas e quilombolas recebem segunda dose contra Covid-19

26/02/2021 17:03
Cesar Lopes / PMPA
SAÚDE
Conforme registros do painel vacinômetro, 1.113 indígenas e quilombolas receberam a primeira dose até o momento

Populações indígenas e quilombolas que vivem em Porto Alegre receberam, durante a semana, a segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. O trabalho será concluído nesta sexta-feira, 26, e envolve equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Um dos locais de imunização foi o Quilombo dos Alpes, no bairro Cascata. “O encerramento da vacinação nessas comunidades é um momento de muita emoção, com palmas e agradecimento ao Sistema Único de Saúde por terem recebido a vacina”, diz a coordenadora das políticas públicas de saúde, Elaine Oliveira Soares. “Para nós, profissionais de saúde, não tem preço poder vivenciar esta emoção.”

Conforme registros do painel vacinômetro, 1.113 indígenas e quilombolas receberam a primeira dose até o momento, o que corresponde a 72,89% da população-alvo de 1.527 pessoas. Já o registro de segunda dose está em 598 pessoas (dados das 15h45). Os números finais serão divulgados no mesmo portal de monitoramento.

A Capital possui sete comunidades quilombolas, dez aldeias e sete comunidades indígenas pertencentes às etnias Kaingang, Mbya Guarani e Charrua. A imunização em aldeias e quilombos seguiu um plano que levou em conta as especificidades dessas populações. A aplicação da primeira dose ocorreu de 25 a 29 de janeiro.

Nesta etapa, também recebem segunda dose das vacinas idosos e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.  

Por suas especificidades e forma de organização em grandes comunidades, os quilombos e aldeias indígenas têm ampliada a possibilidade de transmissão da Covid-19. Por isso, estão incluídos na fase 1 do Plano Nacional de Imunização. A orientação é que maiores de 18 anos recebam a vacina.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes