Janeiro Branco alerta para a importância do cuidado com a saúde mental
O primeiro mês do ano reforça a importância do cuidado com a saúde mental. Desde o inicio da pandemia, em 2020, as questões psicológicas e psiquiátricas tem estado em evidência no país e no mundo. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as incertezas provocadas pelo Covid-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social geraram transtornos mentais e agravaram quadros existentes.
De acordo com a OMS, 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade ou depressão. Um dado preocupante, uma vez que estamos iniciamos um novo período de incertezas com a chegada da variante ômicron. “Mesmo com o grande número de pessoas vacinadas, o crescimento da doença tem feito muitas pessoas ficarem preocupadas. A sensação de medo constante pode levar ao desenvolvimento de ansiedade e outras doenças mentais”, destaca o secretário da saúde Mauro Sparta
Segundo Sparta, o tema, que ainda é tabu na sociedade, precisa ser cada vez mais debatido. “Ao invés de interpretar como fraqueza ou “bobeira”, é preciso que esse paciente encontre apoio", conclui
Em Porto Alegre é possível procurar atendimento em uma unidade de saúde próxima a sua residência ou em um dos plantões de saúde mental do município.
Janeiro Branco - O movimento é formado por voluntários de todo Brasil que se engajam para buscar a promoção de saúde mental por meio de estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos. Esse ano, a Campanha chega à sua 9ª edição com o tema: “O mundo pede saúde mental".
Atendimento de urgência e emergência em saúde mental 24 horas:
- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151.
- Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90 - Passo d'Areia.
Lucas Barroso