Janeiro Branco alerta sobre importância do cuidado com a saúde mental
Saúde mental diz respeito à capacidade de uma pessoa de equilibrar e gerenciar suas emoções. O primeiro mês do ano reforça a importância da conscientização a respeito dessas questões, com a campanha Janeiro Branco.
Conforme a coordenadora da área de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), psiquiatra Cristiane Stracke, é importante estar com a saúde mental em dia. “Recentemente, com a pandemia de Covid-19, tivemos diversas mudanças na rotina, muitas das quais geraram bastante ansiedade”, diz.
Entre os cuidados que as pessoas podem observar está manter a qualidade de vida e promover momentos de lazer. Isso passa por preferir uma alimentação saudável, ter boa noite de sono e fazer exercícios, incluindo atividades que proporcionem bem-estar, como caminhadas regulares.
“Cuidados com o corpo físico se refletem na saúde mental”, lembra Cristiane. Por isso, é importante valorizar momentos de lazer com pessoas queridas, relaxar e descansar. “Se a pessoa perceber que algo não está indo bem psicologicamente, ela deve procurar ajuda profissional”, orienta.
Campanha - O movimento iniciado em 2014 é formado por voluntários de todo Brasil que se engajam para promover a saúde mental. A ideia é incentivar estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido. A campanha chega à décima edição com o tema A vida pede equilíbrio.
Onde procurar ajuda - A SMS recomenda que pessoas que não estiverem se sentido bem e apresentarem sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, procurem a unidade de saúde de referência - definida conforme o endereço do paciente - para devido encaminhamento aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para atendimentos de urgência e emergência em saúde mental, há dois plantões abertos 24 horas:
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) - rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia
Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades.
Confira os endereços:
Caps AD Vila Nova - avenida Cavalhada, 1930
Caps AD Lomba do Pinheiro - rua Dona Firmina, 144
Caps AD Passo a Passo - avenida Carneiro da Fontoura, 57
Caps AD Esperança - rua Doutor Raul Moreira, 253
Caps AD Pernambuco - avenida Pernambuco, 1700
Caps AD Caminhos do Sol - avenida Protásio Alves, 7585
Caps AD Centro Céu Aberto - rua Comendador Azevedo, 97
Caps AD Girassol - avenida João Antônio Silveira, 44
Lissandra Mendonça