Janeiro Branco alerta sobre importância do cuidado com a saúde mental

11/01/2023 11:02

Saúde mental diz respeito à capacidade de uma pessoa de equilibrar e gerenciar suas emoções. O primeiro mês do ano reforça a importância da conscientização a respeito dessas questões, com a campanha Janeiro Branco. 

Conforme a coordenadora da área de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), psiquiatra Cristiane Stracke, é importante estar com a saúde mental em dia. “Recentemente, com a pandemia de Covid-19, tivemos diversas mudanças na rotina, muitas das quais geraram bastante ansiedade”, diz. 

Entre os cuidados que as pessoas podem observar está manter a qualidade de vida e promover momentos de lazer. Isso passa por preferir uma alimentação saudável, ter boa noite de sono e fazer exercícios, incluindo atividades que proporcionem bem-estar, como caminhadas regulares.

“Cuidados com o corpo físico se refletem na saúde mental”, lembra Cristiane. Por isso, é importante valorizar momentos de lazer com pessoas queridas, relaxar e descansar. “Se a pessoa perceber que algo não está indo bem psicologicamente, ela deve procurar ajuda profissional”, orienta. 

Campanha - O movimento iniciado em 2014 é formado por voluntários de todo Brasil que se engajam para promover a saúde mental. A ideia é incentivar estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido. A campanha chega à décima edição com o tema A vida pede equilíbrio.

Onde procurar ajuda  - A SMS recomenda que pessoas que não estiverem se sentido bem e apresentarem sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, procurem a unidade de saúde de referência - definida conforme o endereço do paciente - para devido encaminhamento aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para atendimentos de urgência e emergência em saúde mental, há dois plantões abertos 24 horas: 
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) - rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza 
Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia 

Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades.

Confira os endereços: 
Caps AD Vila Nova - avenida Cavalhada, 1930 
Caps AD Lomba do Pinheiro - rua Dona Firmina, 144 
Caps AD Passo a Passo - avenida Carneiro da Fontoura, 57 
Caps AD Esperança - rua Doutor Raul Moreira, 253 
Caps AD Pernambuco - avenida Pernambuco, 1700 
Caps AD Caminhos do Sol - avenida Protásio Alves, 7585 
Caps AD Centro Céu Aberto - rua Comendador Azevedo, 97 
Caps AD Girassol - avenida João Antônio Silveira, 44

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes