Jovens adultos devem ser imunizados contra sarampo
Para combater a propagação do sarampo em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu intensificar a vacinação de pessoas entre 15 e 29 anos. Além de oferecer a vacina trÃplice viral em todas as salas mantidas pela rede municipal, equipes da secretaria irão imunizar, em quartéis das forças armadas e em universidades, pessoas de 15 a 29 anos que frequentam escolas secundárias.
Dados atualizados nessa quinta-feira, 18, pela Equipe de Vigilância de Doenças TransmissÃveis da SMS, indicam 36 casos confirmados de sarampo em Porto Alegre em 2018. O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, explica que a ação é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. A iniciativa busca aumentar a cobertura vacinal na faixa etária, interromper a transmissão do sarampo na cidade e aprimorar o sistema de notificação de suspeitas e implementação de medidas de controle. “Dos 36 casos confirmados da doença em Porto Alegre, 94% são de pessoas entre 15 e 29 anos, e mais de 70% delas não estavam vacinadasâ€, enfatiza o gestor.Â
A vacina contra sarampo é a trÃplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. Ela faz parte do calendário vacinal do paÃs e está disponÃvel no Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos. Até 29 anos, devem ser administradas duas doses; entre 30 e 49, uma dose é suficiente.
A ação da SMS prevê atualização da situação vacinal de cada pessoa entre 15 e 29 anos. Caso as duas doses já tenham sido feitas, não é preciso dose extra da vacina. Se não houver comprovação na caderneta de vacinação, as doses devem ser feitas. “O ideal é que esses jovens adultos procurem serviços de saúde para avaliação da sua condiçãoâ€, destaca Harzheim.
Em relação à vacinação fora da rede, a expectativa da coordenação da Atenção Primária de Saúde é que sejam alcançadas 130 escolas que integram o Programa Saúde na Escola (PSE), além de unidades do Exército e universidades. As escolas com maior número de alunos serão visitadas por equipes para vacinar os adolescentes e jovens.
Cronograma - O cronograma de atuação nos locais está sendo montado e o inÃcio da ação está previsto para o final de outubro. A intenção é manter o plano de enfrentamento no decorrer de novembro e dezembro, antes das férias escolares. Nas salas de vacina, a oferta da trÃplice viral ocorre ao longo do ano, pela vacina estar no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O Brasil enfrenta surtos isolados de sarampo em 2018. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira, são 2.192 casos da doença confirmados, a maior parte no Amazonas e Roraima. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado em número de casos. Além de Amazonas e Roraima, casos isolados foram identificados nos estados do Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Rondônia e Distrito Federal. Doze pessoas perderam a vida em função do sarampo no Brasil neste ano, todas na região Norte (Amazonas, Roraima e Pará). Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vÃrus do sarampo.
Â
 Â
Â
Andrea Brasil