Oficina de culinária dá dicas de alimentação saudável para pessoas com diabetes
Pessoas acima do peso ou com diabetes participaram nesta terça-feira, 19, de oficina de culinária com dicas de alimentação saudável. O encontro ocorreu no Laboratório de Gastronomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e reuniu usuários da Clínica da Família Modelo, localizada no bairro Santana.
Conforme a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Annelise Krause, o objetivo é trabalhar habilidades para que as pessoas consigam preparar alimentos em casa. “A ideia é que as pessoas aprendam técnicas para fugir do industrializado e do congelado pronto e possam preparar seu próprio alimento”, afirma. A iniciativa é feita em parceria com o curso de gastronomia da universidade.
Os participantes fazem parte de grupo formado na Clínica da Família Modelo e se reúne em oito encontros abordando outros temas, como atividade física e hábitos de vida. A aposentada Joici de Oliveira, 66, é diabética aprovou as ênfases em debate. Entre as mudanças na alimentação, ela cuida com o consumo de carboidratos e procurou a nutricionista da unidade de saúde para obter orientações. “Hoje, eu me alimento melhor, com verduras e legumes, precisei de uma reeducação de como viver”, diz.
Atualmente, 12% da população de Porto Alegre é diabética, de acordo com dados do Observatório da Saúde Pública. O grupo sobre alimentação saudável para pessoas com diabetes da Clínica da Família Modelo possui quatro encontros semanais e um encontro mensal de manutenção. As inscrições ocorrem por lista de espera na recepção do serviço.
As demais unidades de saúde e clínicas da família de Porto Alegre trabalham com grupos de diversas temáticas. Informações podem ser obtidas diretamente nos serviços. Veja a lista de postos de saúde.
Leita também: Saúde adota protocolo de enfermagem para diabetes e hipertensão
Gilmar Martins