Parceria entre Prefeitura e Sesc já imunizou 217 idosos com mais de 80 anos

02/04/2020 11:26
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Mais de 147 mil idosos já foram vacinados em Porto Alegre

No primeiro dia de vacinação domiciliar, um total de 217 idosos com mais de 80 anos foram imunizados. A parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, o  Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) pretende atingir cerca de sete mil pessoas nessa faixa etária em suas residências a fim de restringir a circulação na cidade durante o período de distanciamento social para conter o coronavírus.

A vacinação domiciliar está restrita a pacientes acamados já registrados nas unidades de saúde e aos idosos com mais de 80 anos. O serviço integra os esforços da SMS para garantir o alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza, que acontece em todo o Brasil. 

Em Porto Alegre, a intenção é vacinar 90% do público-alvo de idosos, que é de 213 mil, ou seja, pelo menos 191.700 pessoas com mais de 60 anos. Até a manhã desta quinta-feira, 2, de acordo com os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, 200 mil pessoas já foram vacinadas em Porto Alegre. Dessas, 147.767 são idosos (77% da meta) e 52.363 trabalhadores da saúde (63,5% da meta). Os dois grupos integram a primeira fase da campanha de vacinação. 
 
Embora a vacina não proteja contra o coronavírus, ela garante proteção contra três vírus que provocam a gripe, o H1N1, o H3N2 e a Influenza B, evitando complicações causadas por essas doenças e diminuindo a demanda por leitos hospitalares. 
 
Os idosos com mais de 80 anos com vínculo na rede de saúde municipal serão contatados por profissionais da SMS para agendar a vacinação em casa. Aqueles que não têm vínculo, poderão solicitar o agendamento preenchendo formulário da Ouvidora da Saúde. Nesse caso, a solicitação deve ser feita mediante preenchimento de formulário online disponível neste link, informando os seguintes dados:

- Unidade de Saúde de Referência
- Nome do paciente
- Data de Nascimento
- Nome da Mãe
- Cartão SUS
- Endereço completo do idoso (logradouro, número, complemento, bairro, CEP, ponto de referência)

- Telefone para contato 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

Patrícia Coelho

Taís Dimer Dihl