Porto Alegre conta com nova equipe de monitoramento do Aedes aegypti

28/10/2021 11:19
Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Deslocamentos dos agentes estão sendo feitos de bicicleta

Técnicos e supervisores do trabalho de monitoramento da infestação do mosquito Aedes aegypti foram recebidos pelo diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, na manhã desta quinta-feira, 28. O encontro teve como objetivo apresentar a nova equipe de trabalho, que atuará em 45 bairros fazendo vistorias semanais nas 910 armadilhas de captura de mosquitos instaladas nas regiões. Desde segunda-feira, 25, as vistorias são feitas pela empresa Ecovec, parceira da prefeitura no monitoramento do mosquito desde 2012. 

Até o momento, estão contratados cinco técnicos de monitoramento, um supervisor de serviço e uma bióloga, gestora de qualidade. Mais dois técnicos serão integrados à equipe. Cada um deles vai vistoriar entre 100 e 140 armadilhas por semana. Eles moram na própria região onde atuarão e os deslocamentos estão sendo feitos em bicicletas elétricas. Todos estarão identificados com crachá e colete. Os dados de cada técnico contratado estarão disponíveis na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e no Serviço Fala Porto Alegre – 156. 

O gerente Ecovec, Luis Felipe Barroso, enfatizou a importância dos técnicos de monitoramento para o controle de surtos epidêmicos de doenças como a dengue. “Trata-se de um investimento na prevenção. O objetivo do trabalho é conhecer os índices de infestação do mosquito, permitindo tomadas de decisão rápidas para evitar os surtos e consequente destinação de recursos para o tratamento de pessoasâ€, frisou.

O diretor Ritter também destacou a relevância do monitoramento. “Trabalho feito no presente que tem grande impacto no futuro. Investimento em prevenção é investimento em saúde públicaâ€, completou o gestor.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça