Prefeitura alinha estratégias com hospitais após novas restrições de circulação

22/06/2020 17:06
Jefferson Bernardes/PMPA
SAÚDE
Objetivo é manter o equilíbrio no atendimento tanto para pacientes da Covid-19 quanto para os demais
A prefeitura se reuniu nesta segunda-feira, 22, com as direções dos principais hospitais públicos e privados de Porto Alegre para alinhar as estratégias de combate ao novo coronavírus. Em reunião por videoconferência, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tratou com os representantes das instituições hospitalares sobre a necessidade de manter o equilíbrio no atendimento, tanto para pacientes da Covid-19 quanto para os demais. A ocupação de leitos de UTI e a grande circulação de pessoas nas ruas baseiam as restrições estabelecidas pelo Município.
 
Para o secretário de Saúde, Pablo Stürmer, a complexidade do momento demanda a redução de procedimentos eletivos para que se possa dedicar maior estrutura aos atendimentos de coronavírus. "É importante deixarmos para depois as questões de saúde que não forem cruciais. Estamos mantendo reuniões semanais com os hospitais para fazer ajustes pontuais necessários no sistema de saúde e seguimos avançando no plano de expansão de leitos", enfatiza. São considerados eletivos os serviços com possibilidade de agendamento prévio e sem caráter emergencial.
 
De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz, a troca de informações com os hospitais é fundamental e embasa as discussões do poder público e da sociedade para restringir ou flexibilizar o distanciamento. "Pedimos aos gestores que continuem atentos à atualização dos dados para ampliarmos a precisão das ações. Temos nos valido das informações técnicas e científicas repassadas por eles para fundamentar nossa tomada de decisões com o objetivo de preservar a saúde dos porto-alegrenses", finaliza.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

Gonçalo Valduga

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes