Prefeitura antecipa aplicação da segunda dose de AstraZeneca

14/07/2021 08:36
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mudança tem o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta

A Secretaria Municipal de Saúde informa que quem já recebeu a primeira dose de Oxford/AstraZeneca há, no mínimo, dez semanas, já pode buscar uma das 32 unidades de saúde ou 21 farmácias parceiras a partir da tarde desta terça-feira, 13, para completar o esquema vacinal. O atendimento ocorre até as 17h. Os locais podem ser conferidos neste link. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e a carteirinha de vacinação.

A decisão de antecipar a aplicação da segunda dose de 12 para dez semanas foi pactuada entre Estado e municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última segunda-feira, 12. O Governo do Estado anunciou que irá distribuir 308.575 doses da vacina Oxford/AstraZeneca aos municípios gaúchos, nesta quarta-feira, 14, para viabilizar a imunização. A mudança tem o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta, uma vez que apenas uma dose apresenta efetividade reduzida contra esta variante.

Com relação à aplicação da segunda dose da Pfizer/Comirnaty até o início de agosto, não há ninguém apto a receber a vacina com o novo intervalo. Na próxima remessa que chegar ao Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, deverão ficar reservadas 108.930 doses deste fabricante para aplicação na população.

Luize Baini

Fabiana Kloeckner